DOR AO DOBRAR O JOELHO
Dor ao dobrar o joelho é uma das queixas mais comuns dos pacientes que apresentam o joelho dolorido. A dor no joelho, também conhecida como gonalgia, é um sintoma que indica que alguma coisa não está bem com a articulação. Pode ser um sintoma passageiro, mas pode também ser um sintoma persistente. Um médico especialista deve ser consultado sempre que a dor no joelho não desaparecer com o passar dos dias. O joelho pode doer ao ser dobrado quando é movimentado livremente ou quando se anda, agacha ou ajoelha.
DOR AO DOBRAR O JOELHO
A dor no joelho pode aparecer apenas quando o joelho é fletido, isto é, quando o paciente dobra o joelho. Esse tipo de algia, que aparece ou se exacerba com o movimento de fletir a perna sobre a coxa, pode estar relacionada a diversas causas. As mais comuns são: lesão no menisco, artrose, condromalácia patelar, tendinite patelar, tendinite quadricipital, síndrome do trato iliotibial e cisto de Baker. A dor pode estar associada a outros sintomas como, por exemplo, inchaço, falseio e crepitação.
MENISCO
Meniscos são duas fibrocartilagens com o formato de meia-lua que funcionam como amortecedores no joelho. Cada joelho tem dois meniscos. Os meniscos podem sofrer diversos tipos de lesões. As lesões que envolvem a parte posterior dos meniscos costumam provocar dor quando se dobra o joelho. Os meniscos são comprimidos quando o joelho é fletido.
ARTROSE
Artrose é a doença degenerativa que acomete a cartilagem. Na artrose o tecido cartilaginoso, que reveste os ossos dentro do joelho, sofre desgaste. Esse desgaste pode chegar ao ponto de expor o osso subcondral. Pacientes com artrose no joelho, geralmente pessoas com mais de 60 anos de idade, experimentam dor quando o joelho é dobrado.
CONDROMALÁCIA
Condromalácia é a doença caracterizada pelo amolecimento da cartilagem da patela, que é o osso localizado na frente do joelho. Quem tem condromalácia patelar experimenta dor quando dobra o joelho. O simples fato de se dobrar o joelho para sentar pode provocar dor no paciente com condromalácia.
TENDINITE PATELAR
Tendinite patelar é o processo inflamatório do ligamento patelar, o tendão que une a patela à tíbia. Pacientes com tendinite patelar sentem que a dor aparece ou aumenta ao se dobrar o joelho. O local inflamado costuma ficar inchado.
TENDINITE QUADRICIPITAL
Tendinite quadricipital é o processo inflamatório do tendão do músculo quadríceps femoral, o forte músculo da frente da coxa que se insere na patela. Pacientes com tendinite patelar sentem que a dor no joelho aumenta quando ele é dobrado.
SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL
A síndrome do trato iliotibial é o processo inflamatório do trato iliotibial, que é a espessa aponeurose localizada na região lateral da coxa e do joelho. Pacientes com o trato iliotibial inflamado sentem dor ao dobrar o joelho na região do côndilo femoral lateral.
CISTO DE BAKER
O cisto de Baker é uma formação cística que se forma atrás do joelho. O cisto pode ser volumoso, dependendo do grau do processo inflamatório articular. Pacientes com cistos de Baker volumosos sentem dor quando dobram o joelho, momento em que o cisto é comprimido no fundo da articulação. O cisto de Baker, também conhecido como cisto poplíteo, pode se romper ao ser comprimido.
ESPECIALISTA
Não é normal sentir dor no joelho. Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado sempre que esse sintoma estiver presente. A causa da dor será investigada pelo especialista que, depois de examinar o joelho dolorido, deverá solicitar exames de imagem para identificar a causa da gonalgia. A ressonância magnética é o exame mais importante para avaliação imaginológica do joelho.