O QUE ACONTECE SE EU NÃO OPERAR O JOELHO?

O QUE ACONTECE SE EU NÃO OPERAR O JOELHO?

As lesões mais comuns do joelho, que exigem tratamento cirúrgico, são aquelas que envolvem a cartilagem, os meniscos e o ligamento cruzado anterior ( LCA ). Quando o médico especialista indica uma cirurgia para o tratamento dessas lesões é natural que o paciente tenha algumas dúvidas. É preciso realmente operar o joelho? O que acontece se eu não operar o joelho?

NÃO OPERAR O JOELHO

Não operar o joelho é uma opção? Existe a possibilidade de tratamento dessas lesões sem cirurgia? Claro que cada caso tem as suas particularidades e as respostas para as dúvidas podem ser um pouco diferentes de paciente para paciente. Existem casos que exigem cirurgia e casos que podem ser tratados de forma conservadora. Mas, regra geral, o que acontece é que as lesões envolvendo a cartilagem, os meniscos e o ligamento cruzado anterior, quando a cirurgia é imprescindível, evoluem para um quadro de artrose quando não são tratadas cirurgicamente.

CARTILAGEM

As lesões envolvendo a cartilagem do joelho evoluem naturalmente para um quadro de artrose. A velocidade de degeneração da cartilagem dependerá de vários fatores. A localização, a profundidade e a extensão da lesão condral inicial, bem como o peso corporal e como o paciente usa o joelho no dia a dia, são os principais fatores que determinam a velocidade de evolução do joelho lesionado para um joelho artrósico.

NÃO OPERAR O JOELHO

MENISCOS

As lesões meniscais tendem a aumentar com o passar do tempo porque o joelho é uma articulação de carga que suporta o peso do nosso corpo. As lesões meniscais, principalmente aquelas que apresentam fragmentos instáveis, provocam lesões na cartilagem. As lesões na cartilagem evoluirão para artrose.

LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

A lesão do ligamento cruzado anterior ( LCA ) causa instabilidade articular crônica se o ligamento não for reconstruído cirurgicamente. A instabilidade crônica provoca lesões nos meniscos. Essas lesões meniscais resultam em lesões na cartilagem que, por sua vez, evoluirão para artrose.

ARTROSE

O problema final de não ter as lesões da cartilagem, dos meniscos e do ligamento cruzado anterior tratadas cirurgicamente é a artrose, uma doença que ainda não tem cura conhecida e que causa grandes transtornos para os pacientes, provocando quadros de dor e diminuição funcional progressiva que interfere significativamente na qualidade de vida. O objetivo final das cirurgias, em última análise, é evitar um quadro de artrose severa no joelho. O que acontece se eu não operar o joelho? O seu joelho poderá apresentar artrose dentro de alguns anos.

PREVENÇÃO

É possível prevenir a artrose nos joelhos depois de uma cirurgia de cartilagem, menisco ou LCA? A aplicação de ácido hialurônico no joelho depois da cirurgia é um tratamento preventivo que protege a cartilagem e retarda o processo degenerativo condral. O joelho operado precisa de cuidados. Cada caso é diferente e o médico cirurgião sempre orientará o paciente sobre os cuidados que ele deve ter com o joelho depois dele ser operado.