JOELHO RANGENDO

JOELHO RANGENDO

Joelho rangendo é uma das queixas mais comuns dos pacientes nos consultórios de médicos ortopedistas. Rangido é o som produzido quando duas superfícies ásperas ou irregulares são atritadas entre si. Pacientes que percebem o joelho rangendo sempre ficam em dúvida se o barulho no joelho é normal ou se devem consultar um especialista. Joelho rangendo é um dos primeiros sinais de comprometimento da cartilagem.

JOELHO RANGENDO

Rangido no joelho não costuma ser uma coisa normal. As extremidades ósseas do fêmur distal, da tíbia proximal e da patela, que se articulam dentro do joelho, são revestidas por cartilagem. Cartilagem é o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro de uma articulação sinovial. A cartilagem normal apresenta uma superfície lisa, sem irregularidades. O contato e o deslizamento entre duas superfícies revestidas por cartilagem, dentro do joelho, na presença do líquido sinovial, não deve produzir rangidos se as superfícies condrais forem perfeitamente lisas. O deslizamento entre duas superfícies revestidas por cartilagem só irá produzir rangidos se existirem irregularidades.

RUÍDOS NO JOELHO

Estalos e estalidos, quando se movimenta o joelho, são normais e não devem trazer preocupação. Normalmente são ruídos que acontecem apenas uma vez, durante o movimento da articulação que estava em repouso, e não voltam a se repetir com a continuidade dos movimentos. Estalos e estalidos são produzidos pelo deslocamento do líquido sinovial e do ar dentro da articulação. Rangido no joelho é diferente. Os rangidos acontecem toda vez que o joelho é movimentado. Inicialmente são de pequena intensidade e assintomáticos. Com o passar do tempo eles aumentam de intensidade e outros sintomas, como dor e inchaço, podem aparecer. Rangidos no joelho não são normais e costumam estar associados a irregularidades na cartilagem. Joelho rangendo costuma ser um dos primeiros sintomas de comprometimento da cartilagem. A artrose, que é o desgaste da cartilagem, é a doença que mais afeta o joelho. Um joelho com artrose produz rangidos quando é movimentado. A condromalácia patelar é outra doença da cartilagem que provoca rangidos no joelho.

RANGIDOS NO JOELHO

ARTROSE

Artrose é a doença que mais acomete o joelho. Ela é caracterizada pela degeneração da cartilagem. O processo degenerativo condral começa com o amolecimento da cartilagem e progride, até sua fase final, com a exposição do osso subcondral. Artrose é uma doença que pode ser bastante incapacitante e costuma comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente nos seus graus mais avançados. Dor, inchaço, deformidade e rangidos no joelho são os sintomas da artrose. A artrose é mais comum em pessoas acima dos 60 anos de idade.

CONDROMALÁCIA

Condromalácia patelar é a doença que compromete a cartilagem da patela, o osso móvel localizado na frente do joelho. A doença é caracterizada pelo amolecimento da cartilagem. Na fase inicial ela provoca desconforto e dor na região anterior do joelho. Se a condromalácia não for diagnosticada e tratada na sua fase inicial, a cartilagem da patela começa a degenerar. Joelho rangendo é um sinal de que a cartilagem já começou o processo degenerativo. A condromalácia patelar é mais comum em pacientes jovens.

RANGIDOS NO JOELHO

Rangidos no joelho frequentemente estão associados a irregularidades na cartilagem. Joelho rangendo é um dos primeiros sinais de comprometimento condral, tanto em pessoas jovens como em pessoas idosas. Doenças condrais como artrose e condromalácia patelar são as patologias que mais provocam rangidos no joelho. Os problemas da cartilagem devem ser diagnosticados e tratados precocemente. A cartilagem é um tecido muito delicado, que apresenta características fisiológicas próprias, e que não se regenera. Danos sofridos pela cartilagem são irreversíveis.

RANGIDO JOELHO

CONDROPLASTIA

A condroplastia é a cirurgia para regularização da cartilagem. A condroplastia, quando indicada, pode diminuir os rangidos do joelho. A artrose e a condromalácia patelar são as patologias do joelho que mais produzem irregularidades na cartilagem.

ÁCIDO HIALURÔNICO

A aplicação de medicamentos à base de ácido hialurônico é um dos melhores tratamentos para a artrose e para a condromalácia patelar. Os rangidos no joelho diminuem após a aplicação do medicamento no espaço intra-articular. A cartilagem é um tecido que não se regenera. As aplicações são indicadas para diminuir a velocidade de degeneração da cartilagem. O tratamento serve para não deixar as lesões condrais aumentarem e também para preservar a cartilagem sadia.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Um exame de imagem do joelho pode ser solicitado pelo médico especialista quando existe suspeita de patologia envolvendo a cartilagem. O melhor exame de imagem para estudar a cartilagem é a ressonância magnética. No exame o especialista identifica a localização, a extensão e a profundidade das lesões condrais. Existe uma sequência especial do exame de ressonância magnética chamada de cartigrama, que é específica para o estudo da cartilagem.

ESPECIALISTA

Rangidos no joelho costumam estar associados ao comprometimento da cartilagem. Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado sempre que se perceber o joelho rangendo. A cartilagem é um tecido que não se regenera. As patologias da cartilagem, como artrose e condromalácia, são pouco sintomáticas no início. Os ruídos ao se movimentar o joelho costumam ser o primeiro sintoma das doenças da cartilagem. A dor e o inchaço só aparecem mais tarde, quando já existe um comprometimento condral significativo. Daí a importância de se consultar um médico especialista assim que os barulhos no joelho sejam identificados. Diagnóstico precoce e tratamento correto podem evitar grandes transtornos no futuro.