JOELHO FORA DO LUGAR
Joelho fora do lugar ou joelho que sai do lugar são expressões populares usadas pelas pessoas em geral para se referir ao deslocamento da patela do joelho. A patela é o osso móvel localizado na região anterior do joelho. Ela se articula com o fêmur. Por diversos motivos ela pode sair do lugar onde se articula fazendo o paciente perceber que o seu joelho está fora do lugar. Quando a patela está deslocada o joelho fica bloqueado porque ela não consegue ser mobilizada para fletir ou esticar a perna. Trata-se de um evento muito doloroso.
JOELHO FORA DO LUGAR
Joelho fora do lugar é a percepção que o paciente tem da instabilidade patelar. A patela, que é o osso móvel localizado na frente do joelho, em condições normais, articula-se com a tróclea femoral. A tróclea é um sulco localizado na parte anterior e distal do fêmur, uma espécie de canaleta onde a patela se articula. A instabilidade patelar acontece quando, por diversos fatores, a patela não se articula corretamente com a tróclea femoral podendo, em alguns casos, até sair totalmente do seu lugar.
POR QUE O JOELHO SAI FORA DO LUGAR?
A patela pode se deslocar devido a um traumatismo direto ou a um traumatismo indireto. Traumatismo direto acontece quando o joelho recebe uma forte pancada. Traumatismo indireto acontece quando o joelho sofre uma entorse. A cápsula articular e os ligamentos que mantêm a patela no lugar podem não suportar as fortes forças que agem sobre o joelho durante uma torção da articulação. Em qualquer uma das situações traumáticas anteriores o joelho acaba saindo do lugar. O joelho fora do lugar também pode ser causado por alterações anatômicas envolvendo a articulação patelofemoral. O deslocamento da patela ocorre, em 93% dos casos, para a face lateral do joelho.
SUBLUXAÇÃO PATELAR
A subluxação patelar é um deslocamento parcial da patela do seu sulco. Na subluxação a patela não sai totalmente da tróclea femoral. O paciente que apresenta subluxação patelar sente um desconforto ou dor na região anterior do joelho, rangidos e a sensação de falseio ou instabilidade articular.
LUXAÇÃO DO JOELHO
A luxação do joelho é um evento grave onde o fêmur perde a sua relação articular com a tíbia. É uma emergência médica que acontece como resultado de um traumatismo de alta energia como, por exemplo, um atropelamento ou acidente com motocicleta.
FATORES PREDISPONENTES
Alterações na anatomia da articulação patelofemoral podem predispor o joelho a sair do lugar. As alterações mais comuns são: patela alta, patela inclinada lateralmente, tróclea femoral rasa, displasia da patela, frouxidão ligamentar, joelho valgo, hipotonia muscular e ângulo Q aumentado. Quando essas alterações são muito acentuadas, o joelho pode sair do lugar sem a necessidade de um traumatismo.
SAÍDA DO JOELHO DO LUGAR
O deslocamento da patela é evento muito doloroso e a dor só passa quando ela retorna ao seu lugar. O joelho costuma voltar ao lugar, na maioria das vezes, sozinho. A simples extensão da articulação é suficiente para fazer a patela voltar para dentro da tróclea femoral. Mas existem casos onde o paciente precisa ser levado ao hospital para que o joelho seja colocado no lugar por um médico. A saída do joelho do lugar pode ter como consequência a lesão do ligamento patelofemoral medial ou ainda uma fratura osteocondral. O deslocamento da patela, principalmente quando é recidivante, pode dar origem ao processo degenerativo pós-traumático da cartilagem. A artrose patelofemoral pode se desenvolver em joelhos que tiveram as patelas deslocadas.
EXAMES
O diagnóstico do joelho fora do lugar pode ser feito clinicamente quando a patela ainda está fora do lugar. Após ela ter voltado ao lugar o diagnóstico pode ser feito com exames de imagem. A ressonância magnética é o melhor exame para identificar o joelho que saiu do lugar. Alterações anatômicas e todas as estruturas lesionadas podem ser identificadas no exame.
TRATAMENTO
O tratamento do joelho que saiu do lugar costuma ser conservador na maioria das vezes. Imobilização temporária do joelho com um brace seguida de reabilitação com fisioterapia é o tratamento conservador mais comum. Existem casos, no entanto, que podem precisar de intervenção cirúrgica. A cirurgia é indicada quando existe extensa rotura do ligamento patelofemoral medial ou quando o joelho sai do lugar com muita frequência.
ESPECIALISTA
Um médico ortopedista especialista em joelho deve sempre ser consultado nos casos onde o joelho sai do lugar.