FISIOTERAPIA PARA JOELHO

FISIOTERAPIA PARA JOELHO

Fisioterapia para joelho talvez seja um dos tratamentos mais comuns dentro das áreas da fisioterapia traumato-ortopédica e esportiva. O joelho é a maior articulação do nosso corpo. Ele está sujeito a diversas lesões e a centenas de doenças, cujos tratamentos podem ser conservadores ( sem cirurgia ) e/ou cirúrgicos. Independentemente do tratamento indicado pelo médico ortopedista, o trabalho do fisioterapeuta é muito importante para a recuperação completa do paciente que apresenta um problema no joelho.

FISIOTERAPIA PARA JOELHO

A fisioterapia para joelho é muito importante e, muitas vezes, indispensável no tratamento de lesões e doenças que podem acometer a maior articulação do nosso corpo. A fisioterapia é a área das ciências da saúde que se dedica ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção dos distúrbios cinético-funcionais decorrentes de alterações em órgãos e sistemas do corpo humano. Dentro da fisioterapia existem duas especialidades que mais comumente lidam com os problemas do joelho: fisioterapia traumato-ortopédica e fisioterapia esportiva.

FISIOTERAPIA JOELHO

FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA

A fisioterapia traumato-ortopédica é a especialidade da fisioterapia que se dedica às disfunções musculoesquléticas. Essas disfunções podem ser decorrentes de traumatismos e/ou de doenças ortopédicas. O joelho é a articulação que mais recebe tratamento do fisioterapeuta traumato-ortopédico. A fisioterapia para joelho é muito importante na reabilitação do joelho de pacientes de todas as idades.

FISIOTERAPIA ESPORTIVA

A fisioterapia esportiva é a especialidade da fisioterapia que se dedica aos esportistas e tem papel muito importante na preparação, prevenção e recuperação de lesões em atletas. O fisioterapeuta esportivo trabalha em clubes e academias. O joelho é a articulação mais lesionada em muitos esportes e a fisioterapia para joelho, no caso dos atletas, é fundamental para o retorno rápido às atividades esportivas. O fisioterapeuta esportivo é indispensável, por exemplo, nos departamentos médicos de clubes de futebol profissional.

OBJETIVOS DA FISIOTERAPIA PARA JOELHO

A fisioterapia para joelho tem alguns objetivos básicos: diminuir a dor do joelho, diminuir o inchaço no joelho, restaurar a mobilidade articular do joelho, restaurar o alongamento dos músculos do joelho, restaurar a força dos músculos do joelho e, finalmente, restaurar a propriocepção articular. Esses objetivos básicos são aplicados tanto para os casos onde o tratamento é conservador como nos casos em que o joelho foi submetido à cirurgia.

RECURSOS DE FISIOTERAPIA PARA JOELHO

CIRURGIA DE JOELHO

A fisioterapia para joelho é muito importante após cirurgias do joelho. Os procedimentos cirúrgicos onde ela é indispensável são: cirurgia de prótese de joelho, cirurgia do ligamento cruzado anterior, cirurgia dos meniscos, cirurgia para o tratamento de fraturas e cirurgia da cartilagem. O tratamento fisioterapêutico pode ter início no hospital, algumas horas depois do procedimento cirúrgico. Pacientes que não fazem fisioterapia depois de uma cirurgia de joelho podem evoluir com diminuição da mobilidade articular, atrofia muscular, persistência da dor e do inchaço, além de retardo na cicatrização.

RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS

A fisioterapia para joelho pode ser feita com a utilização de diversos recursos fisioterapêuticos. Os mais usados e conhecidos são: cinesioterapia, eletroterapia, termoterapia, fototerapia, mecanoterapia, massoterapia, crioterapia e hidroterapia. A cinesioterapia é a terapia pelo movimento. A eletroterapia é a terapia que utiliza correntes elétricas. A termoterapia é a terapia que utiliza as mudanças de temperatura. A fototerapia é a terapia que usa espectros luminosos. A mecanoterapia é a terapia que utiliza aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar e reeducar os músculos. A massoterapia é a terapia que utiliza procedimentos de manipulação e massagens. A crioterapia é a terapia que utiliza as baixas temperaturas. A hidroterapia é a terapia que utiliza os efeitos da água. Existem diversos protocolos específicos para o tratamento fisioterápico das mais diferentes condições médicas do joelho. Os protocolos, quer sejam convencionais ou acelerados, combinam os recursos terapêuticos citados de diferentes maneiras para atingir os objetivos desejados numa sessão de fisioterapia.

FISIOTERAPEUTA

Um fisioterapeuta qualificado deve sempre ser consultado para ajudar no processo de reabilitação do joelho acometido por uma lesão ou doença. A intervenção fisioterapêutica é, muitas vezes, essencial para que o paciente retorne ao seu estado de normalidade. O fisioterapeuta responsável pela reabilitação deve trabalhar em conjunto com o médico ortopedista especialista em joelho do paciente. O trabalho em equipe, multidisciplinar, permite que o paciente tenha uma recuperação mais rápida e satisfatória.