DOR NO JOELHO AO AGACHAR
Dor no joelho ao agachar é um problema relativamente comum e que pode, na maioria das vezes, ser evitado. Muitos especialistas pensam que o agachamento é ruim para o joelho. Mas isso não é verdade. Em algumas culturas o agachamento é uma posição de descanso comum. O agachamento pode até ser bom para o joelho. Agachar só será ruim para o joelho em casos específicos de algumas doenças ou lesões que podem ser pioradas com o agachamento. Geralmente são os casos que provocam dor no joelho ao agachar. Essa dor pode ser evitada. O movimento de agachar deve sempre ser feito com cuidado para evitar problemas nos joelhos.
DOR NO JOELHO AO AGACHAR
Dor no joelho ao agachar é uma queixa comum em pessoas com determinados problemas na articulação femorotibial e/ou femoropatelar. O movimento de agachar, que significa abaixar para colocar-se na posição de cócoras, força muito a articulação do joelho. O joelho é a articulação do corpo mais afetada pela doença artrose. Artrose é o desgaste da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro de uma articulação. Biomecanicamente falando, o joelho, por estar localizado no meio do membro inferior, funciona como o centro de uma alavanca quando é fletido. Agachar exige que o joelho seja hiperfletido. A hiperflexão do joelho faz com que a força nele aplicada, que costuma ser o peso do corpo, seja multiplicada algumas vezes pelo efeito de alavanca. A força resultante que comprime o triângulo fêmur-tíbia-patela pode chegar a ser a força aplicada na alavanca multiplicada por até sete vezes.
AGACHAMENTO
Dor no joelho ao agachar não é normal. O joelho foi projetado para ser capaz de suportar o movimento do agachamento sem provocar dor. O agachamento sem dor é resultado de uma combinação de boa força muscular, flexibilidade adequada, articulação saudável e boa técnica. Qualquer coisa que afete qualquer um desses quatro fatores pode resultar em dor no joelho ao agachar.
CAUSAS DE DOR NO JOELHO AO AGACHAR
As principais causas de dor no joelho ao agachar são: condromalácia patelar, lesão meniscal, tendinite patelar, síndrome do trato iliotibial, artrose, técnica deficiente e músculos glúteos fracos. Existem muitas outras causas de dor no joelho ao agachar, mas as causas citadas anteriormente se destacam e são as mais comuns.
CONDROMALÁCIA PATELAR
Condromalácia patelar é uma das causas mais comuns de dor no joelho ao agachar. Condromalácia é a doença da cartilagem que reveste a patela, o osso móvel localizado na frente do joelho. Na condromalácia a cartilagem da patela fica amolecida e pode, se não for diagnosticada e tratada corretamente, dar início ao processo degenerativo condral conhecido como artrose.
LESÃO NO MENISCO
Lesões meniscais podem provocar dor no joelho durante o agachamento. Os meniscos são duas estruturas de fibrocartilagem interpostas entre o fêmur e a tíbia. São os amortecedores do joelho. Os meniscos são excessivamente comprimidos no movimento de agachar. O agachamento pode provocar dor num menisco previamente lesionado e/ou até aumentar a extensão de uma lesão meniscal.
TENDINITE PATELAR
A tendinite patelar é o processo inflamatório do tendão patelar, também conhecido como ligamento patelar. A tendinite patelar também é chamada de joelho do saltador porque é relativamente comum nas pessoas que praticam atividades com saltos. O tendão patelar é o tendão do músculo quadríceps femoral, o maior e mais forte músculo do nosso corpo. A inflamação no tendão patelar costuma acontecer na sua origem na patela. Dor no joelho ao agachar é um dos sintomas da tendinite patelar. A doença deve ser diagnosticada e tratada precocemente para evitar que evolua para uma tendinose patelar, que é a degeneração do tendão que ficou cronicamente inflamado.
SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL
A síndrome do trato iliotibial é a inflamação do trato iliotibial na região do côndilo lateral do fêmur. Essa condição é também conhecida como joelho do corredor porque costuma ser mais comum de aparecer nos praticantes de corridas. Essa inflamação pode provocar dor na região lateral do joelho, que aumenta com o movimento do agachamento.
ARTROSE
Artrose é a doença que mais acomete o joelho. Na artrose a cartilagem sofre um processo degenerativo que pode culminar com a exposição do osso subcondral nos estágios mais avançados da doença. Dor no joelho durante o movimento de agachar costuma ser um dos primeiros sinais da doença, que acomete mais as pessoas acima de sessenta anos de idade. A artrose é uma doença que ainda não tem cura conhecida. A cartilagem é um tecido que não se regenera. O diagnóstico precoce e o tratamento correto, quando feitos nas fases iniciais da doença, podem evitar grandes problemas para os pacientes.
TÉCNICA DEFICIENTE
O movimento de agachar deve ser feito de forma correta para que não provoque dor no joelho. Os quadris, os joelhos e os tornozelos devem estar corretamente posicionados durante o agachamento, principalmente nos agachamentos mais profundos. O cuidado com a técnica para agachar é mais importante ainda nos casos de agachamentos com pesos. Esses tipos de agachamento estressam bastante o joelho porque as forças resultantes do movimento sobrecarregam muito a articulação.
MÚSCULOS GLÚTEOS FRACOS
Educadores físicos e fisioterapeutas já observaram que muitos dos pacientes que reclamam de dor no joelho durante o agachamento apresentam músculos glúteos fracos. Os músculos glúteos desempenham um papel muito importante de suporte da articulação do joelho durante o movimento de agachar. Esse suporte muscular pode ser comprometido se os músculos glúteos estiverem enfraquecidos. Aumentar a força dos músculos glúteos pode, em alguns casos, descartadas doenças e lesões, ser o suficiente para diminuir a dor no joelho ao agachar.
ESPECIALISTA
Não é normal sentir dor no joelho. Um médico ortopedista especialista em joelho deve sempre ser consultado quando uma pessoa sente dor no joelho. O diagnóstico precoce e o tratamento correto de várias doenças e lesões do joelho podem evitar muitos transtornos no futuro. O joelho que apresenta dor precisa ser examinado pelo médico especialista e depois ser submetido a exames de imagem. A ressonância magnética é o exame mais importante para se diagnosticar as lesões e doenças do joelho.