CORPO LIVRE NO JOELHO

CORPO LIVRE NO JOELHO

Corpo livre no joelho é uma expressão muito encontrada nos laudos de exames de imagem como radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas. Na maioria das vezes é um achado nos exames de imagem, ou seja, o exame foi solicitado para uma coisa e encontrou-se outra. Os pacientes ficam curiosos para saber o que é um corpo livre e o que ele está fazendo dentro do joelho. Eles costumam ser fragmentos que se soltaram de estruturas intra-articulares. Um corpo livre dentro do joelho pode se tornar um problema e, em alguns casos, há necessidade de que ele seja retirado cirurgicamente. O joelho é a maior articulação do nosso corpo e o diagnóstico desses fragmentos livres dentro da articulação é feito com bastante frequência, principalmente quando existem lesões ou doenças que envolvem a cartilagem.

CORPO LIVRE NO JOELHO

Corpo livre no joelho é um pequeno fragmento de osso, cartilagem e/ou menisco que se desprendeu do seu lugar e está solto dentro da articulação. Um corpo livre pode se mover livremente no ambiente intra-articular do joelho. A sua movimentação é facilitada pelo líquido sinovial, o líquido lubrificante natural das nossas articulações, porque ele é bastante viscoso. Um corpo livre pode variar muito de tamanho. Existem corpos livres que medem apenas alguns milímetros, enquanto outros podem chegar a ter alguns centímetros. O grande problema de se ter um corpo livre no joelho é que ele pode se interpor na região de carga quando o paciente deambula e isso pode causar danos irreversíveis à cartilagem. Ter um corpo livre no joelho pode incomodar tanto quanto ter uma pedrinha dentro do sapato.

CORPO LIVRE JOELHO

CAUSAS

Lesões na cartilagem devido a um traumatismo no joelho, artrose, osteocondrite dissecante, lesão meniscal e condromatose sinovial são as causas mais comuns de corpos livres no joelho. Fragmentos de cartilagem, osso e/ou menisco se desprendem do seu local de origem e ficam livres no espaço articular. Dentre as causas citadas, a mais estranha é a condromatose sinovial. Ela é uma doença metaplásica da sinóvia. Não é uma patologia muito comum. Por causas ainda desconhecidas, o tecido sinovial produz pequenos grânulos de cartilagem que se soltam dentro da articulação. Com o passar do tempo, nutridos pelo líquido sinovial, esses grânulos tendem a crescer e adquirem o aspecto de grãos de arroz. Um joelho acometido pela condromatose sinovial pode produzir milhares desses grânulos condrais, que precisam ser removidos cirurgicamente quando o seu acúmulo produz sintomas incapacitantes para o paciente.

SINTOMAS

A presença de um corpo livre no joelho pode provocar dor, inchaço, falseio, bloqueio articular, rangidos e a sensação de ter alguma coisa se movendo dentro da articulação. Os sintomas costumam ser vagos no começo das manifestações e aumentar com o passar do tempo. Corpos livres maiores podem, muitas vezes, serem palpados durante a movimentação do joelho. O paciente percebe que alguma coisa está errada com o joelho. Corpos livres pequenos, no entanto, podem ser assintomáticos.

CORPOS LIVRES NO JOELHO

DIAGNÓSTICO

Um corpo livre no joelho pode ser diagnosticado em exames de imagem. Quando grandes, eventualmente podem ser palpados durante o exame físico do joelho. Ele será visível no exame de RX se for de natureza óssea. Corpos livres cartilaginosos não são detectados em radiografias. O melhor exame para se identificar um corpo livre no joelho é a ressonância magnética. No exame é possível identificar a localização, o tamanho, a natureza e a quantidade de corpos livres, além de lesões associadas.

TRATAMENTO

Nem todo corpo livre no joelho precisa ser retirado da articulação. Quando eles são muito pequenos e/ou não estão soltos, mas aderidos à parede interna da cápsula articular ou no recesso posterior, podem ser deixados quietos no seu lugar. Nesses casos exames de imagem são feitos periodicamente para ver se continuam no lugar ou se se desprenderam. Os casos que exigem a retirada cirúrgica são aqueles onde o corpo livre é grande, compromete mecanicamente os movimentos do joelho e/ou está provocando lesões na cartilagem. Nesses casos a sua retirada é fundamental e pode ser feita através de uma artroscopia. Em poucos minutos um médico especialista resolve o problema cirurgicamente.

ESPECIALISTA

Não é normal o joelho doer, fazer barulhos, travar e ficar inchado. Na presença de qualquer um desses sintomas um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado. O bom prognóstico das lesões e doenças do joelho depende do diagnóstico precoce do problema e do tratamento correto.