DOR NO JOELHO EM REPOUSO

DOR NO JOELHO EM REPOUSO

Dor no joelho em repouso é uma queixa comum e que pode estar relacionada a muitas condições médicas. Não é normal sentir dor no joelho. Esse sintoma deve sempre ser investigado para que a causa da dor seja diagnosticada. Existe uma condição onde o paciente se queixa de dor em repouso, ou seja, o joelho passa a doer quando o paciente está descansando e não está usando a articulação. Esse tipo de dor costuma, inclusive, piorar durante a noite e pode até atrapalhar o sono.

DOR NO JOELHO EM REPOUSO

Dor no joelho em repouso costuma preocupar os pacientes. Por que o joelho dói quando está relaxado e não está sendo forçado? Existem três principais motivos para que a dor no joelho aconteça quando o paciente está repousando. O primeiro motivo é que dores de fraca ou média intensidade podem, muitas vezes, passarem despercebidas quando o paciente está ativo e preocupado com os seus afazeres diários. Ao relaxar a dor fica mais evidente. O segundo motivo é a diminuição do hormônio cortisol, quando o paciente está em repouso, que faz com que os processos inflamatórios do corpo fiquem mais evidentes. O terceiro motivo é que os músculos e os tendões ao redor das articulações ficam enrijecidos no repouso, por causa da imobilidade, principalmente durante o sono. Ao acordar, por exemplo, as articulações costumam estar pouco flexíveis e vão se soltando à medida em que são movimentadas.

CAUSAS DA DOR

Existem várias causas de dor no joelho em repouso, mas as mais comuns são: síndrome do trato iliotibial, tendinite patelar, condromalácia patelar, artrose, bursite, e um tumor chamado de osteoma osteóide.

SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL

A síndrome do trato iliotibial é o processo inflamatório que acontece na região lateral do joelho, entre o côndilo femoral lateral e a banda iliotibial. A síndrome do trato iliotibial também é conhecida como joelho do corredor porque é mais comum nos praticantes de corridas. A dor dessa patologia costuma se intensificar quando o paciente está descansando.

DOR JOELHO REPOUSO

TENDINITE PATELAR

A tendinite patelar é a inflamação do tendão patelar no local onde ele se origina na patela. O paciente se queixa de dor na frente do joelho. A tendinite patelar também é conhecida como joelho do saltador porque é mais comum de acometer praticantes de atividades com saltos. A dor da tendinite patelar costuma ficar mais forte durante o repouso.

CONDROMALÁCIA PATELAR

Condromalácia patelar é a doença caracterizada pelo amolecimento e comprometimento estrutural da cartilagem que reveste a patela, o osso móvel localizado na frente do joelho. Pacientes com condromalácia patelar, dependendo do estágio da doença, se queixam de dor no joelho em repouso.

ARTROSE

Artrose é a doença que mais acomete o joelho. A doença artrose é caracterizada pela degeneração da cartilagem que reveste os ossos dentro da articulação. Nas fases mais avançadas da doença a intensidade da dor aumenta e o osso subcondral pode ficar exposto dentro da articulação. A dor da artrose do joelho pode acordar o paciente no meio da noite.

BURSITE

Bursite é a inflamação de uma bursa. Bursas são pequenas bolsas sinoviais preenchidas de líquido sinovial localizadas em pontos de fricção entre os ossos e a pele. O joelho tem cerca de 14 bursas. A bursite pré-patelar, a bursite da pata de ganso e o cisto de Baker são as bursites mais comuns no joelho.

DOR JOELHO EM REPOUSO

OSTEOMA OSTEÓIDE

Osteoma osteóide é uma neoplasia benigna predominante em pacientes jovens do sexo masculino. É um tumor raro. O joelho é uma das articulações onde o osteoma osteóide costuma ser diagnosticado. A doença é caracterizada por um processo inflamatório localizado no osso que provoca dor. A dor piora à noite e é aliviada com o uso de medicamentos anti-inflamatórios.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da dor no joelho em repouso é feito pelo exame físico da articulação e também por exames de imagem. RX, tomografia computadorizada e ressonância magnética são os exames que o médico especialista pode solicitar para investigar a causa da dor no joelho. Outros exames poderão também ser solicitados como cintilografia óssea e exames de sangue.

ESPECIALISTA

Não é normal sentir dor no joelho. A dor no joelho em repouso deve ser investigada para que a sua causa seja diagnosticada e o tratamento correto seja instituído. Um médico ortopedista especialista em joelho deve sempre ser consultado nesses casos.