JOELHO NORMAL

JOELHO NORMAL

Joelho normal é aquele que você não percebe a sua existência. O joelho é a maior articulação do nosso corpo. Ele é fundamental para a locomoção. Andar, pular, correr, agachar, ajoelhar, sentar e levantar só são possíveis estando a articulação do joelho normal, ou seja, estando o joelho sadio. Alterações na anatomia e na fisiologia articular, resultantes de traumatismos e/ou doenças, podem comprometer o funcionamento normal do joelho. O joelho costuma apresentar algum problema quando o paciente passa a notar que ele existe.

JOELHO NORMAL

O joelho normal é assintomático. Você não lembra que ele existe, apesar de ele ser fundamental para a mobilidade. Os principais sintomas que indicam algum problema no joelho são: dor, inchaço, falseio e crepitação. O joelho normal não deve doer, não deve inchar, não deve falsear e não deve fazer barulhos ou rangidos quando é movimentado. Também não deve estar quente, frio, amortecido ou com alguma deformidade.

ANATOMIA

O joelho é uma articulação bastante complexa. Vários tecidos histológicos formam o joelho. Os mais importantes são: ossos, cartilagem, meniscos, ligamentos, tendões, músculos, sinóvia e cápsula articular. Vasos e nervos circundam a articulação. O fêmur, a patela e a tíbia são os três ossos que se articulam no joelho. A cartilagem é o tecido branco e brilhante que reveste os três ossos dentro da articulação. Dois meniscos se interpõem entre o fêmur e a tíbia, funcionando como amortecedores. Dois ligamentos cruzados e dois ligamentos colaterais unem o fêmur à tíbia. Qualquer um desses elementos pode ter sua anatomia e/ou fisiologia alterada devido a uma lesão ou doença.

ARTICULAÇÃO DO JOELHO NORMAL

FISIOLOGIA

O joelho é uma articulação sinovial que funciona como uma dobradiça modificada. A falta de congruência entre as suas superfícies ósseas permite seis graus de movimentos. Três graus são do tipo translacional: anterior-posterior, medial-lateral e inferior-superior. Os outros três graus são do tipo rotacional: flexão-extensão, rotação interna-externa e adução-abdução. O fêmur se articula com a tíbia formando a articulação femorotibial. O fêmur também se articula com a patela formando a articulação femoropatelar. A amplitude de movimentos da dobradiça do joelho normal vai de 0˚ ( extensão ) até cerca de 140˚ ( flexão ). A flexo-extensão é o movimento mais importante do joelho.

AFECÇÕES MAIS COMUNS

Várias lesões e doenças podem acometer o joelho. As mais comuns, que são diagnosticadas no dia a dia nos consultórios dos médicos ortopedistas especialistas em joelho, são: condromalácia patelar, artrose, derrame articular, lesão meniscal, lesão do ligamento cruzado anterior, lesão do ligamento cruzado posterior, lesão do ligamento colateral medial, luxação patelar, cisto de Baker, tendinite patelar, bursite, artrite reumatóide, gota, pseudogota e, mais raramente, artrite séptica. Todas essas lesões e doenças provocam sintomas que fazem com que o paciente procure assistência médica. Os sintomas indicam que alguma coisa está errada e que o joelho não está normal.

EXAMES DE IMAGEM

O diagnóstico das lesões e doenças do joelho é feito através do exame físico da articulação e também de exames de imagem. RX, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ecografia e cintilografia óssea são os exames de imagem mais solicitados pelos médicos especialistas para analisar o joelho.