MOVIMENTOS DO JOELHO
Ter a amplitude total dos movimentos do joelho é fundamental para as atividades do dia a dia. Fletir e estender o joelho é necessário para caminhar, correr, suportar o peso corporal, controlar o equilíbrio corporal e amortecer os impactos do corpo contra o solo. A diminuição da amplitude dos movimentos do joelho prejudica a sua função e predispõe a articulação a sofrer lesões. A flexão e a extensão são os principais movimentos da articulação do joelho, mas não são os únicos.
MOVIMENTOS DO JOELHO
Os movimentos do joelho podem ser observados e mensurados de três maneiras: mobilidade ativa, mobilidade passiva e mobilidade assistida. Mobilidade ativa é quando o paciente movimenta o joelho por conta própria. Mobilidade passiva acontece quando o joelho é movimentado por uma outra pessoa, estando os seus músculos totalmente relaxados. Mobilidade assistida acontece quando o paciente movimenta o joelho ativamente até onde ele consegue e, para aumentar o grau da mobilidade, uma outra pessoa ajuda. Na mobilidade assistida o paciente movimenta o joelho até onde ele consegue, sendo o movimento limitado por fraqueza, bloqueio ou dor. É normal que a amplitude de movimento passiva do joelho seja ligeiramente maior do que a amplitude do movimento ativa. As amplitudes das mobilidades ativa, passiva e assistida de um joelho saudável e sem dor são semelhantes.
AMPLITUDE DA MOBILIDADE ATIVA NORMAL
A amplitude de movimento ativa normal de um joelho saudável é 135˚ de flexão, 0˚ de extensão, 10˚ de rotação interna e 40˚ de rotação externa.
AMPLITUDE DA MOBILIDADE PASSIVA NORMAL
A amplitude de movimento passiva normal de um joelho saudável é 150˚ de flexão, 10˚ de hiperextensão, 10˚ de rotação interna e 40˚ de rotação externa.
AMPLITUDE DE MOVIMENTO FUNCIONAL
A amplitude de movimento funcional do joelho se refere à quantidade de movimento articular necessária para as atividades diárias como caminhar, subir escadas, ajoelhar, sentar numa cadeira e agachar. A maioria das atividades funcionais do joelho requer até 120˚ de flexão. No entanto, praticamente todas as atividades funcionais requerem a extensão completa do joelho. A amplitude funcional do joelho normal precisa ser de, pelo menos, 0˚ a 120˚.
AMPLITUDE PARA ATIVIDADES DIÁRIAS
As atividades diárias e respectivas amplitudes de movimento necessárias são: caminhar ( 0˚ a 60˚ ), subir escadas ( 0˚ a 85˚ ), descer escadas ( 0˚ a 90˚ ), levantar-se da posição sentada ( 0˚ a 95˚ ), pegar um objeto no chão ( 0˚ a 75˚ ), andar de bicicleta ( 0˚ a 115˚ ), amarrar o cadarço do sapato ( 0˚ a 105˚ ), agachar ( 0˚ a 115˚ ) e sentar com as pernas cruzadas ( 0˚ a 115˚ ). Como a amplitude funcional do joelho varia de 0˚ a 120˚, pequenas perdas na flexão não fazem muita diferença, mas pequenas perdas na extensão podem ter um grande impacto na capacidade funcional.
GONIÔMETRO
O goniômetro é o instrumento utilizado para se medir a amplitude de movimentos de uma articulação. O goniômetro é um transferidor especialmente projetado para medir os ângulos de uma articulação.
CAUSAS DE DIMINUIÇÃO DOS MOVIMENTOS
Existem várias causas que podem limitar a amplitude de movimentos do joelho. As mais comuns, observadas no dia a dia nos consultórios, são: dor, inchaço, rigidez, bloqueio articular, falta de alongamento, fraqueza muscular e artrose.
COMO GANHAR MOBILIDADE
Exercícios para alongamento do joelho podem ajudar no ganho de mobilidade articular. Pequenos incrementos na amplitude de movimentos do joelho, principalmente na extensão, podem fazer uma grande diferença funcional.