PERITENDINITE NO JOELHO
Peritendinite é o processo inflamatório que acomete a bainha do tendão. Os tendões ao redor da articulação do joelho, assim como a maioria dos tendões do nosso corpo, são envoltos por uma bainha de tecido conjuntivo que cobre o tendão para protegê-lo e facilitar a sua função. Peritendinites podem ou não estar associadas à inflamação do próprio tendão.
PERITENDINITE NO JOELHO
Peritendinite no joelho é a inflamação do peritendão, a bainha protetora que recobre os tendões do joelho. O peritendão é uma estrutura anatômica que funciona como uma capa que envolve o tendão. Seu interior é revestido por tecido sinovial, que produz o líquido sinovial para lubrificar o tendão e ajudá-lo a deslizar suavemente no interior da bainha tendínea. Processos inflamatórios podem acometer o tendão, o peritendão ou ambas as estruturas. A peritendinite no joelho pode acometer qualquer um dos tendões ao redor da articulação. Os tendões do joelho mais afetados pela peritendinite são: tendão quadricipital, tendão patelar, tendões da pata de ganso, tendões do bíceps femoral, tendão do semitendíneo e tendão do semimembranáceo.
TENDÃO
Tendão é uma estrutura anatômica esbranquiçada, fibrosa, não-contrátil, pouco elástica, que une um músculo a um osso. O tendão transmite a força gerada pelos músculos para os ossos a fim de gerar movimento nas articulações. O local de inserção do tendão no osso é chamado de entese. O tendão é envolto pela bainha tendínea, também chamada de peritendão. As paredes do interior da bainha são revestidas por tecido sinovial, que produz o líquido lubrificante que permite o deslizamento do tendão dentro do peritendão.
SINTOMAS DE PERITENDINITE
Os sintomas de peritendinite no joelho são semelhantes aos sintomas de uma tendinite. A dor é o sintoma mais importante. Inchaço, vermelhidão e crepitação são outros sintomas que costumam estar associados com a dor. Uma das características da dor da peritendinite é diminuir a sua intensidade com a movimentação articular. Exercícios de aquecimento muscular, por exemplo, podem fazer a dor da peritendinite diminuir temporariamente.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de peritendinite no joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames complementares de imagem. O melhor exame para se fazer o diagnóstico da peritendinite no joelho é a ressonância magnética, que mostra as estruturas anatômicas articulares com bastante definição.
TRATAMENTO
O tratamento da peritendinite do joelho é semelhante ao tratamento das tendinites. Repouso relativo da articulação, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia para o joelho são os tratamentos mais prescritos pelos médicos ortopedistas especialistas em joelho. Alguns casos podem se beneficiar de uma infiltração no local da inflamação.