ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL NO JOELHO

ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL NO JOELHO

Artrite idiopática juvenil no joelho é a doença caracterizada pela inflamação crônica da articulação do joelho em crianças e adolescentes até os 16 anos de idade. A doença provoca dor, inchaço e aumento da temperatura do joelho e, dependendo da intensidade da sua manifestação, pode comprometer os movimentos e a locomoção dos pacientes.

ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL NO JOELHO

Artrite idiopática juvenil no joelho não é uma doença muito comum. Ela afeta crianças e adolescentes até os 16 anos de idade, principalmente as meninas. A doença é caracterizada pela inflamação crônica do joelho. A inflamação provoca dor, calor e inchaço no joelho. Esses sintomas podem diminuir os movimentos articulares do joelho e até comprometer a deambulação. A doença artrite idiopática juvenil é também conhecida como artrite reumatóide juvenil. É uma doença de causa ainda desconhecida. Trata-se de uma doença crônica. Existem tratamentos para minimizar os sintomas, permitindo que o paciente tenha uma vida normal. A doença provoca inflamação nas articulações do corpo. O joelho é uma das articulações mais acometidas nos pacientes que têm artrite idiopática juvenil. Fatores genéticos associados ao antígeno do grupo de genes HLA tornam a criança mais suscetível a desenvolver a artrite idiopática juvenil no joelho.

SINTOMAS

Os sintomas da artrite idiopática juvenil no joelho podem ser divididos em dois grupos: sintomas no joelho e sintomas sistêmicos. Os sintomas no joelho são: dor, inchaço, calor local e diminuição da mobilidade. A dor costuma ser mais intensa pela manhã e tende a diminuir com o passar das horas. Os sintomas sistêmicos são: diminuição do apetite, perda de peso, fadiga e febre persistente. Olhos vermelhos, erupções na pele e sintomas gastrointestinais, como diarreia, também podem estar presentes.

ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL JOELHO

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da artrite idiopática juvenil no joelho é feito pelo exame físico da articulação e de todo o corpo do paciente. Na maioria das vezes é o pediatra da criança que suspeita da doença depois de descartadas outras causas de dor articular. Exames de imagem do joelho, como RX e ressonância magnética, além de exames de sangue específicos para a detecção da doença, confirmam o diagnóstico.

TRATAMENTO

O tratamento da artrite idiopática juvenil no joelho é individualizado porque as manifestações da doença são diferentes em cada paciente. O objetivo do tratamento é preservar a integridade da articulação do joelho e dos órgãos do corpo acometidos pela doença. Anti-inflamatórios são associados a medicamentos específicos para a remissão da doença. Alguns medicamentos podem ser injetados, através de uma infiltração articular, diretamente no espaço articular do joelho. Sessões de fisioterapia podem ajudar nos casos onde há comprometimento da mobilidade articular do joelho.

PREVENÇÃO

Como a artrite idiopática juvenil é uma doença de causa ainda desconhecida, não é possível fazer a sua prevenção. O mais importante é que a criança acometida pela inflamação no joelho seja levada para ser avaliada pelo seu pediatra ou por um médico ortopedista especialista em joelho. O diagnóstico precoce e o tratamento correto da artrite podem evitar o comprometimento irreversível das estruturas articulares do joelho.