RADIOFREQUÊNCIA PARA JOELHO
Radiofrequência para joelho é um procedimento médico inovador indicado para o tratamento da dor crônica na articulação. É um tratamento não cirúrgico, minimamente invasivo, clinicamente já provado, que pode aliviar as dores crônicas no joelho do paciente, melhorar a sua qualidade de vida e fazê-lo deixar de ingerir medicamentos para a dor. Um equipamento de radiofrequência computadorizado, com agulhas especiais, é usado para a ablação térmica dos nervos responsáveis pela dor na articulação.
RADIOFREQUÊNCIA PARA JOELHO
A radiofrequência para joelho é um tratamento médico novo que aos poucos está sendo cada vez mais usado pelos médicos ortopedistas especialistas em joelho. Muitos pacientes já se beneficiaram com o tratamento, que está ficando cada vez mais conhecido. Várias patologias do joelho podem causar dor crônica. A artrose é a principal delas. O tratamento da dor da artrose do joelho com o uso de radiofrequência é um tratamento que já foi provado clinicamente e é aprovado nos Estados Unidos pelo FDA. É um procedimento simples, minimamente invasivo e de resultados duradouros. Os pacientes que são submetidos ao procedimento ficam muito satisfeitos. Os equipamentos de última geração usam radiofrequência refrigerada.
ARTROSE DO JOELHO
A artrose é a doença que mais afeta a articulação do joelho. Nos seus estágios mais avançados, principalmente, a artrose do joelho provoca muita dor. A dor no joelho provocada pela artrose compromete significativamente a qualidade de vida dos pacientes. A mobilidade fica bastante prejudicada. A artrose é uma doença que ainda não tem cura conhecida. Todos os tratamentos para a artrose são paliativos porque nenhum deles é capaz de regenerar a cartilagem hialina que se desgastou. Os tratamentos existentes têm a finalidade principal de reduzir a dor da artrose. Nas fases mais avançadas da doença, quando a cartilagem já se desgastou totalmente, há contato direto entre os ossos dentro do joelho. Dor, inchaço, crepitação e diminuição da mobilidade são os principais sintomas da doença. O bloqueio de nervos sensitivos do joelho, com o uso de radiofrequência, é um tratamento novo que se soma aos outros tratamentos já existentes para tratar a dor da artrose.
DOR NO JOELHO
O tratamento da dor crônica do joelho com radiofrequência é, na prática, a ablação térmica dos principais nervos sensitivos da articulação. Esses nervos são chamados de nervos geniculares. Os nervos geniculares podem ser bloqueados com o uso de medicamentos anestésicos locais. O bloqueio nervoso com anestésicos locais alivia a dor do joelho com artrose. O problema do bloqueio anestésico é que ele dura muito pouco tempo. Em poucas horas o efeito analgésico desaparece. Com o uso da radiofrequência o bloqueio nervoso é prolongado, podendo seu efeito durar até 24 meses dependendo da técnica e dos equipamentos usados no procedimento. O nome técnico do procedimento é neurotomia dos nervos geniculares com o uso de radiofrequência.
RADIOFREQUÊNCIA
Radiofrequência é o nome dado ao espectro de frequências que varia de 3 kHz até 300 GHz e corresponde às frequências das ondas de rádio. Essa faixa de frequências tem algumas particularidades físicas. Uma delas é irradiar energia para fora do condutor na forma de ondas eletromagnéticas e calor. O calor gerado pela radiofrequência nos eletrodos especiais usados na neurotomia dos nervos geniculares provoca o bloqueio dos impulsos neurais ao comprometer termicamente a estrutura do nervo. Os equipamentos modernos de radiofrequência para uso médico são muito seguros porque permitem a programação precisa da quantidade de energia, da temperatura, do tempo de aplicação e da área de aplicação para fazer o bloqueio neural. Os sinais dolorosos são interrompidos porque a radiofrequência desativa os nervos sensitivos responsáveis pela dor no joelho do paciente.
RADIOFREQUÊNCIA REFRIGERADA
Alguns equipamentos de radiofrequência de última geração usam agulhas refrigeradas para a desativação dos nervos. Essas agulhas modernas permitem a liberação de mais energia sem que haja comprometimento térmico significativo dos tecidos adjacentes ao nervo que está sendo bloqueado. A radiofrequência emitida por uma agulha padrão tem alcance de 3 a 4 milímetros. Numa agulha refrigerada o alcance pode facilmente chegar a 12 milímetros. As agulhas refrigeradas são mais seguras, mais precisas e, consequentemente, o resultado do tratamento acaba sendo mais duradouro.
INDICAÇÕES
O bloqueio dos nervos geniculares com o uso de radiofrequência para a sua ablação é indicado para o tratamento da dor crônica do joelho causada, mais comumente, pela artrose. As principais indicações para o tratamento com radiofrequência para joelho são: pacientes com artrose avançada e que ainda não têm a idade ideal para a cirurgia de prótese de joelho, pacientes com artrose moderada a avançada que não respondem mais aos tratamentos clínicos, pacientes que não querem ser submetidos à cirurgia de prótese de joelho, pacientes que não podem ser submetidos à cirurgia de prótese de joelho e pacientes que já foram submetidos à cirurgia de prótese de joelho e ainda continuam sentindo dor na articulação.
ESPECIALISTA
Pacientes com indicação para o tratamento da dor crônica do joelho com artrose, através da neurotomia dos nervos geniculares com o uso de radiofrequência, devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho que tenha feito o treinamento da técnica e que tenha experiência na execução do procedimento.