FLEXÃO DE JOELHO
Flexão de joelho é o exercício mais indicado nas academias para o fortalecimento da musculatura posterior da coxa. O fortalecimento da musculatura do joelho é muito importante para manter a articulação estável e saudável. O joelho fica mais protegido quando os seus músculos são fortes.
FLEXÃO DE JOELHO
Flexão de joelho é um exercício específico para o fortalecimento dos isquiotibiais, o grupo muscular da região posterior da coxa. Isquiotibiais são os músculos antagonistas ao quadríceps femoral, o grande músculo da região anterior da coxa. Os isquiotibiais são formados por três músculos: semitendíneo, semimembranáceo e bíceps femoral. Os isquiotibiais são responsáveis pela flexão do joelho, que é o movimento que acontece quando a perna é dobrada em relação à coxa. A flexão de joelho é fundamental para sair da posição sentada, ficar em pé, andar, correr, pular, agachar e ajoelhar. O exercício de flexão de joelho é o exercício indicado para fortalecer os isquiotibiais.
CADEIRA FLEXORA
A cadeira flexora é um dos equipamentos, juntamente com a cadeira extensora, mais conhecidos numa academia de ginástica. Na cadeira flexora o aluno pode fazer exercícios de flexão de joelho para fortalecer a região posterior da coxa, ou seja, os isquiotibiais. A cadeira flexora é uma máquina de pesos e alavancas. O aluno pode ficar sentado ou deitado na máquina, dependendo do seu modelo. Os movimentos no equipamento consistem em se fletir a perna contra a resistência provida pela máquina.
FLEXÃO LIVRE
A flexão de joelho pode ser feita com o uso de caneleiras com pesos, elásticos ou até mesmo sem nada, usando o peso da própria perna que está sendo exercitada, contra a gravidade, para criar a resistência para o exercício.
OUTROS EXERCÍCIOS
A flexão de joelho para fortalecer os isquiotibiais também pode ser feita com outros exercícios além da cadeira flexora e da flexão livre. Exercícios estando em pé, com o uso da bola, no cross e ponte ( unilateral, pernas juntas e pernas afastadas ) são muito bons para trabalhar os isquiotibiais.
REABILITAÇÃO
O fortalecimento da coxa faz parte de todo programa de reabilitação para o joelho que foi lesionado ou que foi submetido a uma cirurgia. Um bom programa de fortalecimento do joelho acelera a recuperação do paciente, permitindo que ele retorne mais rapidamente às suas atividades cotidianas e esportivas. Músculos fortes e bem alongados protegem o joelho.
LONGEVIDADE
Vários estudos constataram que pessoas que têm a musculatura dos membros inferiores enfraquecida vivem menos e têm mais doenças. Manter a musculatura do joelho fortalecida é uma maneira inteligente de se viver mais e sem doenças. Exercícios de flexão de joelho devem ser feitos por todas as pessoas, principalmente por quem já tem mais de 45 anos de idade.
CONTRA-INDICAÇÕES
Apesar de ser um excelente exercício para fortalecimento da coxa, a flexão de joelho deve ser evitada por pacientes com distensão muscular recente, tendinite do bíceps femoral, tendinite do semimembranáceo, condromalácia patelar, artrose patelofemoral e tendinose. Essas lesões podem piorar com os exercícios de flexão do joelho.
ESPECIALISTAS
Exercícios para fortalecer a musculatura devem ser feitos sob supervisão profissional para que sejam efetivos. Educadores físicos e fisioterapeutas são os profissionais indicados para acompanhar toda pessoa que deseja fazer exercícios para fortalecer os músculos.