COMO ALIVIAR DOR NO JOELHO

COMO ALIVIAR DOR NO JOELHO

Como aliviar dor no joelho é uma das dúvidas mais comuns dos pacientes que apresentam esse sintoma e não querem consultar um médico. A dor é um sintoma que aparece quando o corpo quer avisar que alguma coisa está errada. Não é normal sentir dor no joelho. A dor no joelho pode ser aliviada com algumas medidas simples. Quando a dor for de forte intensidade e/ou persistente, é preciso consultar um médico especialista.

ALIVIAR DOR NO JOELHO

Como aliviar dor no joelho é uma dúvida comum dos pacientes. Várias condições médicas podem fazer com que a articulação do joelho fique dolorida. Doenças, lesões ou o excesso de uso do joelho podem deixá-lo dolorido. A dor é um sintoma muito importante. Dor no joelho é a principal queixa dos pacientes que consultam um médico ortopedista especialista em joelho. Dor é a sensação ruim que sentimos quando alguma coisa não está bem no nosso corpo. O sistema nervoso central recebe estímulos dolorosos através dos nervos periféricos sensitivos. Os nervos periféricos sensitivos têm, nas suas extremidades, receptores para a dor. Os receptores da dor são células especiais chamadas de nociceptores. A articulação do joelho tem muitos nociceptores, tornando-a uma estrutura bastante sensível à dor. O termo médico para dor no joelho é gonalgia. A maioria das pessoas irá experimentar, em algum momento da vida, o sintoma de dor no joelho. Diminuir a dor no joelho é a primeira preocupação quando a gonalgia aparece.

QUANDO CONSULTAR O MÉDICO?

Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado sempre que a intensidade da dor for grande ou quando o sintoma for persistente, durando mais do que três dias. Felizmente a maioria das dores no joelho são passageiras. Costumam durar pouco tempo e se resolvem sozinhas. Antes de pensar em consultar um especialista é possível fazer algumas coisas simples, em casa mesmo, para que a dor diminua ou desapareça.

ALIVIAR DOR NO JOELHO

REPOUSO

Repousar é a primeira coisa a se fazer quando o joelho está doendo. A dor pode diminuir e até desaparecer pelo simples repouso da articulação. Deixar o joelho quieto, sem que ele precise suportar o peso do corpo ou ser submetido a esforços, faz a dor diminuir na maioria dos casos de gonalgia.

COMPRESSA DE GELO

Compressas de gelo são ótimas para aliviar a dor no joelho. O tratamento com gelo, chamado de crioterapia, tem efeito analgésico e anti-inflamatório. Uma bolsa de gelo pode ser aplicada no joelho dolorido para diminuir a dor. O joelho é a maior articulação do nosso corpo. Compressas de gelo podem ser aplicadas por até 30 minutos com intervalos de 2 horas entre as aplicações.

MASSAGEM

Fazer massagens no joelho dolorido ajuda a diminuir a dor na maioria dos casos. As massagens podem ser feitas com sprays, pomadas ou géis anti-inflamatórios comuns, desses que podem ser adquiridos em qualquer farmácia.

DIMINUIR DOR NO JOELHO

ELEVAÇÃO

A elevação da perna ajuda a diminuir a dor do joelho e também eventuais inchaços. A elevação da perna, para ser efetiva, precisa ser feita deixando-se o joelho numa posição um pouco acima do nível do coração. A elevação da perna é mais fácil de ser feita quando o paciente está deitado. Um travesseiro de joelho ou almofada embaixo do joelho deixam a perna elevada e em repouso.

COMPRESSA QUENTE

Compressas quentes podem diminuir a dor no joelho, assim como as compressas geladas. Compressas quentes só devem ser aplicadas no joelho se ele não estiver inchado e se não existir inflamação. O calor local é bom para relaxamento muscular, mas pode aumentar o inchaço e a inflamação.

ALONGAMENTOS

Exercícios de alongamento podem aliviar a dor no joelho. Exercícios simples para alongar o quadríceps e os isquiotibiais, os grandes músculos da região anterior e posterior da coxa respectivamente, podem ser feitos de maneira suave, sem muito esforço, para relaxar os músculos do joelho e aliviar a tensão articular.

MEDICAMENTOS

Algumas pessoas recorrem logo a medicamentos quando sentem alguma dor no corpo. Analgésicos e anti-inflamatórios são os medicamentos mais consumidos no mundo. A automedicação pode ser uma coisa perigosa. Sugerimos que as pessoas que estão com dor no joelho só tomem medicamentos que tenham sido prescritos por um médico especialista.