HIPERSOLICITAÇÃO DO MECANISMO EXTENSOR
Hipersolicitação do mecanismo extensor é uma expressão comumente encontrada em laudos de exames de ressonância magnética do joelho. A expressão costuma causar apreensão nos pacientes sobre a natureza do problema que está relatada no laudo. Existem vários sinais, detectados no exame de ressonância magnética, que podem indicar que o mecanismo extensor do joelho foi, ou está sendo, sobrecarregado.
HIPERSOLICITAÇÃO DO MECANISMO EXTENSOR
Hipersolicitação do mecanismo extensor, algumas vezes também descrita como hipersolicitação do aparelho extensor, como o próprio nome diz, acontece quando o mecanismo extensor do joelho apresenta sinais de sobrecarga. O mecanismo extensor do joelho é o conjunto formado pelo músculo quadríceps femoral, tendão quadricipital, patela e tendão patelar. O quadrípes é o músculo mais forte do nosso corpo. A função do mecanismo extensor do joelho é estender a perna em relação à coxa, ou seja, fazer a extensão de joelho. A articulação do joelho, biomecanicamente falando, funciona como uma alavanca. As forças geradas e suportadas pelo mecanismo biomecânico de alavanca do joelho são muito grandes. Quando a musculatura do joelho faz grandes esforços ou esforços de repetição, as estruturas do mecanismo extensor podem sofrer lesões. Essas lesões, quando identificadas no exame de ressonância magnética, levam o médico radiologista a descrever no laudo do exame que foram identificados sinais de hipersolicitação do mecanismo extensor do joelho.
SINAIS DE HIPERSOLICITAÇÃO DO MECANISMO EXTENSOR
Os sinais mais comuns de hipersolicitação do mecanismo extensor do joelho são: distensão muscular do quadríceps femoral, tendinite quadricipital, condromalácia patelar, tendinite patelar e também a hoffite, que é a inflamação da gordura de Hoffa, um coxim de gordura localizado atrás do tendão patelar. Qualquer uma dessas lesões, quando identificadas no exame de ressonância magnética do joelho, independentemente da sua magnitude, indicam que o joelho submetido ao exame, fez, ou está fazendo, movimentos que estão sobrecarregando a articulação a ponto de causar lesões nas estruturas anatômicas que formam o aparelho extensor. Os sinais de hipersolicitação do mecanismo extensor são mais comumente encontrados nos joelhos de atletas ou pessoas que praticam atividades físicas frequentes ou intensas que exigem muito esforço dos membros inferiores. Futebol, voleibol, basquetebol, musculação, corrida e ciclismo são exemplos de atividades que forçam muito o joelho e podem causar lesões no mecanismo extensor.
ESPECIALISTA
O médico ortopedista especialista em joelho que solicitou o exame de ressonância magnética irá explicar ao paciente as lesões identificadas no exame e indicar o melhor tratamento. Na maioria das vezes o exame de imagem confirma a suspeita diagnóstica do médico ao término do exame físico do joelho. Como cada caso tem as suas particularidades, os tratamentos que serão indicados são individualizados para cada paciente.