DOR ACIMA DO JOELHO
Dor acima do joelho é a dor que o paciente refere sentir acima da patela. Não é uma queixa tão comum quanto a dor na frente, na lateral ou atrás do joelho. A dor acima do joelho costuma ter causas diferentes das dores que têm origem nas outras partes da articulação. A dor acima do joelho, também conhecida como dor supra-patelar, pode se manifestar em pacientes de todas as idades. Dor é o principal sintoma que leva o paciente a consultar um médico ortopedista especialista em joelho.
DOR ACIMA DO JOELHO
Dor acima do joelho é a dor que o paciente refere sentir na região acima da patela, o osso móvel localizado na frente do joelho. O joelho é a maior articulação do nosso corpo. Biomecanicamente falando, o joelho funciona como uma alavanca. Essa alavanca multiplica as forças nela aplicadas. No polo superior da patela se insere o músculo quadríceps femoral. O quadríceps é o maior e o mais forte músculo do nosso corpo. Os dois ossos longos que formam a articulação do joelho, o fêmur e a tíbia, são os dois ossos mais compridos do nosso corpo. Essas três estruturas anatômicas ( quadríceps, fêmur e tíbia ) têm capacidade de gerar e suportar forças muito grandes. Essas forças são geradas em praticamente todos os movimentos do joelho. Ficar em pé, andar, correr, pular, agachar, ajoelhar, chutar e sentar são os movimentos rotineiros que fazemos diariamente com os joelhos e que aplicam grandes forças em toda a articulação. Não é de se estranhar que a região acima do joelho fique dolorida após atividades físicas.
CAUSAS DA DOR ACIMA DO JOELHO
A maioria dos casos de dor acima do joelho tem como causa principal uma lesão, o uso excessivo da articulação, atividades repetitivas e processos degenerativos. A dor acima do joelho pode variar de intensidade com os movimentos da articulação. Ela pode ser intermitente ou contínua, aguda ou crônica e piorar com esforços e aliviar com o repouso. A dor pode estar associada a outros sintomas como inchaço, estalos e dormência. Distensão muscular, tendinite quadricipital, condromalácia patelar, bursite, síndrome do trato iliotibial, plica sinovial e artrose patelofemoral são os diagnósticos mais comuns nos pacientes que se queixam de dor acima do joelho. Osteófitos, patela alta, trombose venosa profunda, lombociatalgia, fratura de estresse, doença arterial periférica, estenose da coluna vertebral, doença de Perthes, corpo livre e contusões são causas menos comuns de dor acima do joelho.
DISTENSÃO MUSCULAR
A distensão muscular do quadríceps femoral é uma das causas de dor acima do joelho. As lesões musculares tendem a ocorrer na junção músculotendínea, ou seja, no local onde o tecido muscular se une com o tendão do músculo. A junção miotendínea do quadríceps femoral fica acima da patela e, quando sofre lesão, o paciente refere dor acima do joelho. Distensões musculares do quadríceps são muito comuns em atletas.
TENDINITE QUADRICIPITAL
O tendão do músculo quadríceps pode se inflamar pelo excesso de forças nele aplicadas ou, mais comumente, por atividades repetitivas. Devido à sua localização, a queixa principal de quem tem tendinite quadricipital é dor acima do joelho. A tendinite quadricipital é comum em corredores de velocidade e atletas de esportes que tenham chutes e saltos como futebol, basquetebol e voleibol. A tendinite quadricipital, se não diagnosticada e tratada corretamente, pode evoluir para tendinose. Tendinose é o processo degenerativo do tendão.
CONDROMALÁCIA PATELAR
Condromalácia é a doença caracterizada pelo amolecimento da cartilagem da patela. Na condromalácia a cartilagem da patela já apresenta algum grau de dano estrutural. A condromalácia patelar tem diversas causas e o paciente pode referir dor acima do joelho quando a porção superior da cartilagem da patela está comprometida pela doença. Condromalácia patelar é uma doença mais comum de acometer pacientes jovens.
BURSITE
Bursite é o processo inflamatório das bursas, que são pequenas bolsas sinoviais localizadas em pontos onde músculos e tendões atritam com os ossos. O joelho tem cerca de 14 bursas. As bursas pré-patelar e supra-patelar, quando inflamadas, causam dor acima do joelho. Além da dor, o local inflamado costuma ficar inchado e quente.
SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL
A síndrome do trato iliotibial é o processo inflamatório do trato iliotibial, a aponeurose larga e espessa formada pelos músculos tensor da fáscia lata e glúteo máximo, no local onde ela se atrita com o côndilo lateral do fêmur. A dor da síndrome do trato iliotibial é mais comum na região lateral do joelho, mas alguns pacientes referem que sentem o processo álgico logo acima do joelho. Ciclistas e corredores são suscetíveis a desenvolver esse tipo de inflamação, principalmente quando existe deficiência no alongamento dos músculos do joelho.
PLICA SINOVIAL
Plicas sinoviais são pregas ou dobras de tecido sinovial existentes nas paredes internas do joelho. Elas são encontradas em todos os joelhos e são remanescentes do desenvolvimento embriológico do joelho. Uma plica sinovial pode se tornar inflamada. A plica médio-patelar é a plica sinovial do joelho que mais costuma inflamar. A inflamação da plica sinovial médio-patelar provoca dor acima do joelho.
ARTROSE PATELOFEMORAL
A articulação patelofemoral forma o compartimento anterior do joelho. A patela e a tróclea femoral são revestidas por cartilagem. Essas cartilagens suportam grandes forças. A artrose patelofemoral é o processo degenerativo da cartilagem da patela e da tróclea femoral. A queixa principal dos pacientes que apresentam artrose patelofemoral costuma ser a dor acima do joelho.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da causa da dor acima do joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames complementares. A ressonância magnética do joelho é o melhor exame para se diagnosticar a causa da dor, mas outros exames podem ser solicitados pelo médico especialista como RX, ecografia, tomografia, cintilografia e eletroneuromiografia.
TRATAMENTO
O tratamento da dor acima do joelho será direcionado para a causa da algia que foi identificada pelo médico ortopedista especialista em joelho. Uma cirurgia pode ser necessária em alguns casos.
ESPECIALISTA
Não é normal sentir dor no joelho e um médico especialista deve sempre ser consultado quando o paciente apresentar esse sintoma. O diagnóstico precoce e o tratamento correto das doenças e lesões do joelho evitam o seu agravamento e problemas futuros.