CONTUSÃO, ENTORSE, LUXAÇÃO E FRATURA
Contusão, entorse, luxação e fratura são os quatro tipos de lesão traumática estudados na ortopedia. Cada uma dessas condições traumáticas tem as suas características em relação ao mecanismo de trauma e às lesões resultantes. Os traumatismos ortopédicos são muito comuns. Podem acontecer dentro de casa, na escola, no trabalho, na rua e durante a prática de atividades físicas. Os traumatismos musculoesquléticos são estudados pela especialidade médica Ortopedia e Traumatologia.
CONTUSÃO, ENTORSE, LUXAÇÃO E FRATURA
Contusão, entorse, luxação e fratura são os quatro tipos de lesão traumática que podem acometer o sistema musculoesquelético. Existe muita confusão no uso desses termos pelas pessoas que não são da área médica. Esses tipos de traumatismo diferem entre si pelo mecanismo de trauma e pelas lesões resultantes. Os traumatismos em geral são classificados em diretos e indiretos. O traumatismo direto é aquele onde a força é aplicada diretamente no local que sofre a lesão. O traumatismo indireto é aquele onde a força é aplicada em um lugar e a lesão resultante acontece em outro lugar. Essa diferenciação entre traumatismo direto e traumatismo indireto é importante para se entender as diferenças entre os quatro tipos de lesão traumática: contusão, entorse, luxação e fratura.
CONTUSÃO
Contusão é a lesão resultante de um traumatismo direto que machuca os tecidos moles onde a força é aplicada. Contusão é a conhecida batida ou pancada. O local que sofre contusão costuma ficar dolorido, inchado e roxo. Num jogo de futebol, por exemplo, um jogador chuta a perna de um jogador adversário numa disputa de bola. O machucado sofrido pelo jogador é uma contusão na perna.
ENTORSE
Entorse é a lesão resultante de um traumatismo indireto que machuca os tecidos de uma articulação. Entorse é popularmente conhecida como torção. O local que sofre a lesão da entorse não é o local onde a força foi aplicada. Num jogo de futebol, por exemplo, um jogador sofre torção do joelho e rompe o ligamento cruzado anterior. A força aplicada no mecanismo de torção é aplicada no pé do jogador que ficou travado no gramado do campo. A lesão resultante aconteceu dentro do joelho, à distância de onde a força foi aplicada.
LUXAÇÃO
Luxação é a lesão resultante de um traumatismo indireto que machuca os tecidos de uma articulação a ponto de os ossos da junta perderem o contato entre si. Luxação, popularmente falando, acontece quando a junta sai do lugar. Num jogo de futebol, por exemplo, ao tentar um drible, o jogador sente que a patela, o osso móvel localizado na frente do joelho, sai do seu lugar. O joelho falseia e o jogador cai no chão. A saída da patela do lugar é uma luxação da patela.
FRATURA
Fratura é a lesão óssea. Uma fratura pode ser causada por um traumatismo direto ou indireto. Os traços de fratura resultantes da ação traumática podem ser transversais, oblíquos, helicoidais, cominutivos, em galho verde, de estresse ou por compressão. As fraturas ósseas podem ser classificadas em fechadas ou expostas. Fratura exposta é aquela onde o foco da fratura entra em contato com o meio ambiente devido à lesão de partes moles com rompimento da pele. As fraturas também podem ser classificadas em incompletas e completas. Fratura incompleta é aquela onde apenas uma das corticais foi quebrada. Fratura completa é aquela onde as duas corticais foram quebradas.
CONFUSÃO ENTRE TERMOS
Fratura todo mundo sabe o que é. É a quebradura de um osso. Contusão, entorse e luxação são termos que os leigos não sabem exatamente o que significam e trocam um pelo outro. Essa confusão é muito comum e acontece em conversas, revistas, jornais e narrações esportivas. Agora que você já sabe a diferença entre os quatro tipos de traumatismo ortopédico, vai perceber que a luxação na perna do jogador de futebol que o narrador esportivo falou no rádio é, na verdade, uma simples contusão!
RESUMO
Em termos simples, podemos resumir o que foi explicado assim: contusão é a pancada, a batida. Entorse é a torção de uma articulação. Luxação é o deslocamento de uma articulação. Fratura é a quebradura de um osso.