NEUROPATIA NO JOELHO

NEUROPATIA NO JOELHO

Neuropatia no joelho é a disfunção dos nervos periféricos devido a doenças ou danos aos feixes nervosos que participam da inervação da articulação. A neuropatia no joelho é uma das causas descritas de sintomas como dor, alterações da sensibilidade e fraqueza da articulação. A neuropatia no joelho pode ser causada pelo comprometimento dos nervos próximos ao joelho, nervos da coxa e até radiculopatias lombares.

NEUROPATIA NO JOELHO

Neuropatia no joelho se apresenta clinicamente como dor neuropática, hiperestesia, hipoestesia, anestesia e/ou a sensação de fraqueza. Neuropatias acontecem quando doenças ou lesões envolvendo os nervos periféricos resultam em disfunção neurológica. A neuropatia no joelho pode ter origem nos nervos que cruzam a articulação ( fibular, tibial, sural e safeno ), nos nervos da coxa ( femoral, obturador e ciático ) e também nas radiculopatias da coluna lombar.

DOR NEUROPÁTICA

Dor neuropática é aquela decorrente de lesão ou doença que afeta diretamente o sistema somatossensitivo. Até 10% da população pode apresentar dor neuropática. Algumas vezes esse tipo de dor pode ser incapacitante. A dor neuropática, que é uma dor crônica, pode causar diversas sensações no local afetado como formigamento, queimação, agulhadas, choques e amortecimento.

ETIOLOGIA

A neuropatia no joelho pode ser classificada, quanto à sua etiologia, em causas intrínsecas e causas extrínsecas. As causas intrínsecas mais comuns são: tumores nervosos ( schwannoma, neuroma e neurofibroma ), cistos ganglionares intraneurais, neuropatias hereditárias e mononeurites. As causas extrínsecas mais comuns são: lesão nervosa, compressão de estruturas adjacentes aos nervos e fontes externas ( órtese, roupa apertada, cruzar as pernas, sentar sobre as pernas cruzadas, etc… ).

SINTOMAS

As neuropatias do joelho podem causar dor neuropática, hiperestesia, hipoestesia, anestesia e/ou a sensação de fraqueza. No exame físico o médico especialista avalia a pele da região sintomática para anidrose ou calor ( paralisia vasomotora ), perda de pêlos, ulcerações e alterações da temperatura. Reflexos, trofismo muscular, inchaços, amplitude de movimento articular, contraturas musculares e posicionamento anormal dos membros inferiores também são avaliados.

NEUROPATIA JOELHO

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da neuropatia do joelho é feito pelo exame físico da articulação e também por exames complementares. Exames laboratoriais, de imagem e eletroneuromiografia são os exames mais comuns solicitados pelos especialistas. A ressonância magnética é o melhor exame de imagem para detectar anomalias anatômicas envolvendo os nervos periféricos. Os exames laboratoriais são solicitados para rastreamento de desequilíbrios eletrolíticos, diabetes, disfunção da tireóide, amiloidose, sarcoidose, doenças vasculares e doenças do tecido conjuntivo.

TRATAMENTO

O tratamento da neuropatia no joelho será direcionado para a sua etiologia. Os tratamentos mais comuns envolvem fisioterapia, uso de órteses, medicamentos, bloqueio nervoso e, se necessário, cirurgia.

ESPECIALISTA

Pacientes com sintomas de neuropatia no joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para avaliação.