CARTILAGEM DE TUBARÃO
Cartilagem de tubarão pode ajudar quem tem artrose no joelho? Cartilagem de tubarão tem sido promovida e vendida pela indústria de suplementos como sendo um excelente tratamento para a artrose no joelho, mas nenhum estudo científico sério comprovou a sua eficácia em prevenir, tratar ou curar qualquer doença no ser humano.
CARTILAGEM DE TUBARÃO
Cartilagem de tubarão é vendida como suplemento alimentar com o objetivo de tratar a artrose do joelho. O produto é feito da cartilagem de tubarão que é seca e transformada em pó. Não há evidencias científicas de que a cartilagem de tubarão seja útil no tratamento da artrose do joelho. Os vários estudos científicos sérios sobre a cartilagem de tubarão concluíram que ela não tem nenhum benefício para a saúde do ser humano. Alguns estudos concluíram ainda que a cartilagem de tubarão contém compostos potencialmente tóxicos ligados à doença de Alzheimer e à esclerose lateral amiotrófica. A popularidade dos suplementos à base de cartilagem de tubarão evidencia que o marketing das empresas fabricantes desses produtos espalha pseudociência capaz de enganar as pessoas mais incautas e desavisadas. Acreditar que ingerir cartilagem de tubarão vai curar a artrose do joelho chega a ser ingenuidade.
ARTROSE
Artrose é a doença que degenera a cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste as extremidades ósseas dentro de uma articulação sinovial. A artrose é a doença que mais acomete o joelho. A doença é mais comum nas pessoas acima de 60 anos de idade. O problema da doença artrose é que a cartilagem é um tecido que não se regenera, ou seja, os danos sofridos pela cartilagem hialina são irreversíveis. Não existe nenhum tratamento capaz de regenerar a cartilagem que se desgastou. As empresas de suplementos alimentares inventam, de tempos em tempos, produtos que teriam a capacidade de curar a artrose. A cartilagem de tubarão é mais um desses produtos que se soma a uma extensa lista que inclui condroitina, glucosamina e colágeno. Nenhuma dessas substâncias funciona para fortalecer ou regenerar a cartilagem porque a cartilagem é um tecido histológico que não se regenera.
IDEIA ABSURDA
A ideia de usar cartilagem de tubarão para tratar a artrose do joelho surgiu de uma ideia totalmente equivocada. Os tubarões são seres cujo esqueleto é cartilaginoso. Não existem ossos no esqueleto dos tubarões. Como o esqueleto desses seres é totalmente cartilaginoso, eles não experimentam enrijecimento e deterioração das suas articulações. Os fabricantes de suplementos afirmam que ingerir cartilagem de tubarão ajudaria a manter as cartilagens do corpo fortes e hidratadas.
EFEITOS COLATERAIS
Os efeitos colaterais mais comuns relatados por quem ingere produtos com cartilagem de tubarão para o tratamento da artrose do joelho são: gosto ruim na boca, náuseas, vômitos, dor de estômago, prisão de ventre, pressão arterial baixa, tontura, aumento da glicemia, aumento dos níveis séricos de cálcio e sensação de fadiga. Alguns produtos apresentam odor e sabor desagradáveis.
PERIGO
Além de não funcionar para o tratamento da artrose do joelho, os suplementos à base de cartilagem de tubarão podem ser tóxicos e causar sérios danos à saúde de quem ingere esses produtos. Vários estudos identificaram altos níveis de poluentes químicos e metais pesados no esqueleto cartilaginoso dos tubarões. Isso acontece porque os tubarões vivem muitos anos e estão no topo da cadeia alimentar nos oceanos. Cádmio, mercúrio e BMAA ( beta-metil-amino-L-alanina ) são algumas dessas substâncias tóxicas. O BMAA é uma substância ligada ao desenvolvimento de graves doenças neurodegenerativas.
AMEAÇA AOS TUBARÕES
Estima-se que 100 milhões de tubarões sejam mortos todos os anos para suprir o comércio global de cartilagem de tubarão. É um mercado que movimenta milhões de dólares. A pesca do tubarão se intensificou a partir da década de 1.970 quando começaram as propagandas sobre os supostos usos medicinais da cartilagem do tubarão. A União Internacional para a Conservação da Natureza declarou recentemente que 37% das espécies de tubarão estão ameaçadas de extinção. A importação de barbatanas de tubarão é ilegal em vários países do mundo.