ESTRIAS NO JOELHO
Estrias no joelho são marcas na pele ao redor da articulação, no formato de linhas, que aparecem quando ela é esticada rapidamente. As estrias têm o aspecto de linhas brancas, rosadas ou vermelhas. Elas são mais comuns na barriga, quadris e coxas, mas também podem aparecer na região dos joelhos. Muitas pessoas, principalmente mulheres, sentem constrangimento quando expõem partes do corpo que apresentam estrias.
ESTRIAS NO JOELHO
Estrias no joelho são linhas, geralmente paralelas, que aparecem na pele ao redor da articulação quando ela é esticada rapidamente. Elas são cicatrizes decorrentes da ruptura das fibras de colágeno e elastina da pele. A distensão excessiva ou abrupta da pele desencadeia um processo inflamatório nos locais onde houve o rompimento das suas fibras elásticas. Inicialmente, quando surgem, as estrias no joelho tendem a ser rosadas ou vermelhas. Com o passar do tempo elas tendem a clarear, tornando-se esbranquiçadas. Elas têm o aspecto de linhas finas cuja largura varia de 1 até 10 milímetros. Estrias no joelho podem se desenvolver na pele da frente, das laterais e de trás da articulação. Estrias não são prejudiciais à saúde, mas incomodam muitas pessoas, principalmente as mulheres, que podem se sentir constrangidas quando usam roupas curtas que deixam os joelhos à mostra.
CAUSAS
Estrias no joelho podem ter várias causas, algumas são naturais e outras são associadas a condições médicas. Mulheres com histórico familiar de estrias são mais propensas a desenvolvê-las. O crescimento rápido, que acontece na puberdade, quando se ganha peso ou em fisiculturistas, é a causa mais comum de estrias no joelho. O uso contínuo de medicamentos corticoesteróides, orais ou tópicos, podem causar estrias. Algumas doenças, como síndrome de Cushing, síndrome de Ehlers-Danlos, lipedema, síndrome de Marfan e obesidade, também estão associadas ao desenvolvimento de estrias na pele.
TRATAMENTO
Não existe um tratamento comprovado para eliminar totalmente as estrias no joelho. Algumas intervenções, no entanto, podem ajudar a amenizar o problema. Manteiga de cacau, óleo de coco, cremes retinóides, cremes com vitamina E, dermarolling, laserterapia e tatuagem são os tratamentos mais comuns para as estrias. As estrias que surgem devido ao rápido crescimento na puberdade tendem a desaparecer sozinhas com o passar do tempo.
PREVENÇÃO
Não há como prevenir completamente o aparecimento de estrias no joelho ou em qualquer outra parte do corpo. É possível reduzir o risco de desenvolver estrias no joelho controlando o peso corporal, limitando o uso de medicamentos corticoesteróides e evitando a hipertrofia rápida dos músculos do joelho.
ESPECIALISTA
Um médico dermatologista deverá ser consultado para o diagnóstico e tratamento das estrias.