NERVOS DO JOELHO
Os nervos do joelho são estruturas anatômicas responsáveis pela sensibilidade, movimentos e propriocepção da articulação. A articulação do joelho é inervada por vários nervos. Os três principais nervos do joelho são os mesmos que inervam os músculos que cruzam a articulação: nervo femoral, nervo tibial e nervo fibular comum. Esses nervos e seus respectivos ramos, que misturam funções sensitivas e motoras, inervam todas as estruturas anatómicas que formam a articulação do joelho.
NERVOS DO JOELHO
Nervos do joelho são estruturas anatômicas do sistema nervoso periférico localizadas entre a coxa e a perna. Eles são formados por agrupamentos de fibras nervosas envoltas por tecido conjuntivo. A função dos nervos do joelho é fazer a comunicação de todas as estruturas que formam a articulação com o sistema nervoso central. A sensibilidade, os movimentos articulares e a propriocepção da articulação são funções dos nervos do joelho.
NERVO CIÁTICO
O nervo ciático é o nervo mais longo do corpo humano. Ele é formado pelas raízes nervosas dos níveis L4 a S3 da coluna lombosacra. Logo acima do joelho, na região posterior da coxa, o nervo ciático se divide em nervos tibial e fibular comum. O nervo ciático inerva os músculos posteriores da coxa ( isquiotibiais ) e da perna.
NERVO TIBIAL
O nervo tibial, um dos ramos do nervo ciático, inerva os músculos da região posterior da coxa ( isquiotibiais ) e da perna.
NERVO FIBULAR COMUM
O nervo fibular comum, o outro ramo do nervo ciático, inerva a pele da região póstero-lateral da perna e depois se divide em nervos fibular superficial e fibular profundo, que inervam os músculos dos compartimentos anterior e lateral da perna.
NERVO FEMORAL
O nervo femoral tem origem nas raízes nervosas dos níveis L2 a L4 da coluna. Ele inerva os quatro músculos que formam o músculo quadríceps femoral, na região anterior da coxa.
NERVO SAFENO
O nervo safeno é o ramo cutâneo do nervo femoral. Ele é responsável pela inervação da pele da face anteromedial do joelho.
NERVOS GENICULARES
Os nervos geniculares são nervos sensitivos que inervam a articulação do joelho. São quatro os nervos geniculares: nervo genicular superomedial, nervo genicular superolateral, nervo genicular inferomedial e nervo genicular inferolateral. Eles são ramos dos nervos ciático e femoral. Os nervos geniculares são os nervos que podem ser bloqueados por radiofrequência para controle da dor da artrose do joelho.
DERMÁTOMOS
Dermátomos são áreas da pele cuja sensibilidade é derivada de nervos cujas raízes têm a mesma origem na coluna vertebral. A sensibilidade da pele ao redor do joelho é formada pelos dermátomos que têm origem nos segmentos L3 ( medial ), L4 ( anterior ), L5 ( lateral ), S1 e S2 ( posterior ).
MIÓTOMOS
Miótomos são grupos musculares cuja inervação é derivada de nervos cujas raízes têm a mesma origem na coluna vertebral. Os músculos responsáveis pelos movimentos do joelho são formados pelos miótomos que têm origem nos segmentos L2, L3, L4 ( músculos extensores ) e L4, L5, S1 e S2 ( músculos flexores ).