CAROÇO NO JOELHO

CAROÇO NO JOELHO

Caroço no joelho costuma deixar o paciente muito preocupado. Pessoas que notam o aparecimento de um caroço no joelho podem acreditar que estão com alguma doença grave ou maligna. Caroços são muito comuns na região do joelho. Eles podem ser doloridos ou indolores, apresentar diversos tamanhos e aparecer em qualquer parte do joelho.

CAROÇO NO JOELHO

Caroço no joelho é uma causa de preocupação para muitas pessoas. Caroço é um termo popular para designar alguma tumoração no corpo. Na região do joelho vários tipos de caroços podem se desenvolver. A maioria deles é de natureza benigna. Os caroços no joelho mais comuns são causados pelas seguintes patologias: cisto de Baker, cisto parameniscal, verruga, condromatose sinovial, cisto de pele, doença de Osgood-Schlatter, dermatofibroma e carcinoma basocelular.

CISTO DE BAKER

Cisto de Baker é a causa mais comum de caroço na região posterior do joelho. O cisto de Baker é uma formação cística que se forma na região poplítea. Ele é preenchido com líquido sinovial, o líquido lubrificante natural das nossas articulações. O cisto de Baker se forma devido à formação excessiva de líquido sinovial na articulação, geralmente como consequência de doenças como artrose e lesões no menisco.

CISTO PARAMENISCAL

Cistos parameniscais são pequenos cistos que aparecem junto aos meniscos do joelho. Esses cistos são mais comuns de se desenvolverem em meniscos machucados. Raramente um cisto parameniscal se desenvolve num menisco normal.  Cistos parameniscais são mais comuns no menisco lateral do joelho.

VERRUGA

Verrugas são pequenas protuberâncias arredondadas e ásperas que se formam na camada superior da pele. Elas podem aparecer sozinhas ou em grupos. Verrugas são causadas pelo vírus HPV ( vírus papiloma humano ). Existem mais de 100 tipos de HPV e alguns deles são cancerígenos.

CONDROMATOSE SINOVIAL

Condromatose sinovial é outra causa de caroços no joelho. A condromatose sinovial é uma doença da sinóvia, o tecido que reveste as paredes internas do joelho. A sinóvia é responsável pela produção do líquido sinovial. Na condromatose sinovial, por causas ainda desconhecidas, a membrana sinovial produz pequenos grânulos de cartilagem que se soltam da sinóvia e ficam soltos na articulação como corpos livres. Esses corpos livres condrais crescem com o passar do tempo e podem se manifestar como caroços palpáveis ao redor do joelho.

CAROÇO JOELHO

CISTO DE PELE

Cistos podem se formar na pele da região do joelho. Um cisto é um pequeno saco preenchido por líquido, ar, gordura ou outro material como pus. Um furúnculo, por exemplo, é um tipo de cisto de pele. Cistos sebáceos são os cistos de pele mais comuns na região do joelho.

DOENÇA DE OSGOOD-SCHLATTER

A doença de Osgood-Schlatter é uma osteocondrite que se desenvolve na região da tuberosidade anterior da tíbia em crianças que estão na fase de crescimento. Trata-se de uma apofisite da tuberosidade tibial. A doença se manifesta na forma de um caroço duro e dolorido na frente e abaixo do joelho. É mais comum em meninos ativos.

DERMATOFIBROMA

Dermatofibroma é um tipo de tumor de pele que costuma se desenvolver nos membros inferiores. A causa dos dermatofibromas ainda é desconhecida. Eles são tumores endurecidos, benignos, não contagiosos, indolores e mais diagnosticados em adultos.

CARCINOMA BASOCELULAR

Carcinoma basocelular é o tipo mais comum de câncer de pele. São mais comuns de se desenvolver nas partes do corpo mais expostas à radiação solar. O carcinoma basocelular costuma se apresentar como um caroço, nódulo ou saliência na pele de coloração rosada ou avermelhada.

ESPECIALISTA

Um médico ortopedista especialista em joelho deve ser consultado no caso de aparecimento de qualquer tipo de caroço no joelho para o correto diagnóstico e tratamento da patologia.