FISGADA NO JOELHO
Fisgada no joelho é um tipo de dor específica onde o paciente sente uma pontada, uma agulhada ou uma beliscada na articulação. Fisgadas no joelho são relativamente comuns e costumam estar relacionadas a lesões nas estruturas intra-articulares, mas problemas extra-articulares também podem causar fisgadas no joelho.
FISGADA NO JOELHO
Fisgada no joelho é um dos tipos de dor que o paciente que consulta um médico ortopedista pode referir sentir. Quando se analisa a dor no joelho que o paciente sente é importante procurar saber algumas informações sobre a algia como início, localização, intensidade, tipo, irradiação, duração, fatores que aliviam e sintomas associados. A fisgada no joelho é um tipo específico de dor que o paciente sente como uma pontada, uma agulhada ou um beliscão. A fisgada pode ser aguda ou crônica. Ela pode estar associada com outros sintomas como inchaço, falseio e até o bloqueio articular. Fisgadas no joelho são muito comuns em pacientes com lesão no menisco, distensão muscular, lesão na cartilagem, artrose, osteonecrose, lesão nervosa e lesão ligamentar.
LESÃO NO MENISCO
Fisgada no joelho é um sintoma típico de lesão no menisco. Dentro dos nossos joelhos existem duas estruturas de fibrocartilagem chamadas de menisco. Os meniscos são os amortecedores do joelho. Eles fazem a adaptação anatômica entre o fêmur e a tíbia. Os meniscos do joelho podem sofrer diversos tipos de lesão. A queixa mais comum do paciente que apresenta lesão meniscal é a dor tipo fisgada na interlinha articular do lado do menisco lesionado. Lesões meniscais podem acometer pacientes de todas as idades. Nos pacientes jovens a causa da lesão meniscal costuma ser traumática. Nos pacientes acima de 60 anos a causa da lesão meniscal costuma ser degenerativa.
DISTENSÃO MUSCULAR
Os músculos do joelho são muito fortes e muito solicitados durante atividades físicas. A distensão muscular, que é o rompimento das fibras de um músculo, é muito comum na região do joelho, principalmente envolvendo os músculos isquiotibiais, que são os músculos da região posterior da coxa. A fisgada também é um sintoma típico da distensão muscular.
LESÃO NA CARTILAGEM
Algumas lesões na cartilagem do joelho podem provocar dor tipo fisgada na articulação. A condromatose sinovial, a condromalácia patelar e a osteocondrite dissecante são as doenças condrais que mais causam fisgadas no joelho. Fragmentos de cartilagem podem se soltar do local da lesão e ficar livres no espaço articular. Esse fragmentos são chamados de corpos livres. Dependendo do tamanho, eles podem ser palpáveis durante a sua movimentação.
ARTROSE
A degeneração da cartilagem do joelho, doença conhecida como artrose, pode causar dor do tipo fisgada na articulação. As fisgadas são mais comuns nos graus mais avançados da artrose e costumam ter relação com os osteófitos que são formados à medida em que a cartilagem se desgasta. Processos inflamatórios se formam ao redor dos osteófitos. Extrusões meniscais são comuns junto com a osteofitose.
OSTEONECROSE
O infarto ósseo, também conhecido como osteonecrose, é uma das causas de dor tipo fisgada no joelho. Esse tipo de doença é mais comum em pacientes com mais de 50 anos de idade. Ao andar, o paciente sente fisgadas no joelho na região onde se localiza o processo osteonecrótico. A osteonecrose provoca edema ósseo, que é a provável causa da dor. A osteonecrose no joelho provoca grandes edemas ósseos.
LESÃO NERVOSA
A região da articulação do joelho é inervada por vários nervos. O dano a qualquer um desses nervos pode causar uma neuralgia que o paciente sente como fisgadas no joelho. Fisgadas no joelho são um dos sintomas de comprometimento do nervo ciático. Nesse caso, a dor sentida no joelho não se deve a um problema articular.
LESÃO LIGAMENTAR
Lesões dos ligamentos do joelho, principalmente as lesões envolvendo os ligamentos colaterais e os ligamentos patelofemorais, podem causar dor do tipo fisgada na região anatômica correspondente ao ligamento machucado. Esses ligamentos do joelho são lesionados na entorse da articulação ou na luxação patelar.
ESPECIALISTA
Não é normal sentir dor no joelho. Um médico ortopedista especialista em joelho deve sempre ser consultado quando o paciente sentir dor no joelho, independentemente do tipo de dor. O diagnóstico precoce da causa da dor no joelho pode evitar o agravamento de uma lesão.