LIPOASPIRAÇÃO DO JOELHO
Lipoaspiração do joelho é um procedimento médico cosmético para remover o excesso de gordura localizada ao redor da articulação do joelho. A lipoaspiração do joelho é um dos procedimentos mais comuns na especialidade da cirurgia plástica. Trata-se de um procedimento médico simples e seguro, mas que não é indicado para todas as pessoas com depósitos de gordura nos joelhos.
LIPOASPIRAÇÃO DO JOELHO
Lipoaspiração do joelho, ou lipoplastia do joelho assistida por sucção, é um procedimento médico cirúrgico cosmético para remoção do excesso de gordura localizada acumulada ao redor da articulação do joelho, principalmente na face interna. A lipoaspiração do joelho é o procedimento ideal para a retirada de pequenos acúmulos de gordura no joelho que não desaparecem com a prática de exercícios físicos e/ou dietas. O procedimento de lipoaspiração do joelho costuma ser feito em conjunto com a lipoaspiração da coxa para obtenção de um resultado estético mais harmônico. Coxas e joelhos devem ter uma aparência bem contornada. Os resultados da cirurgia de lipoaspiração do joelho costumam ser permanentes, mas o paciente deve cuidar do seu peso corporal e manter uma rotina de exercícios para ter um bom condicionamento físico. A remoção cirúrgica de gordura do joelho não é um tratamento para perder peso corporal.
GORDURA NO JOELHO
Os joelhos são as áreas menos notadas nos membros inferiores para a maioria das pessoas. Em geral, as pessoas só se lembram dos seus joelhos quando eles apresentam dor ou quando depósitos de gordura são armazenados ao seu redor, afetando a aparência geral das pernas. O excesso de gordura ao redor dos joelhos pode ser resultado do ganho de peso, flacidez da pele ou genética. Uma das causas genéticas mais comuns de joelho gordo é o lipedema. A gordura no joelho costuma se armazenar na face interna da articulação e é difícil de ser removida com exercícios físicos e/ou dietas.
LIPEDEMA
Lipedema é uma das causas mais comuns de acúmulo de gordura nos joelhos. Lipedema é uma doença vascular crônica caracterizada pelo acúmulo desproporcional de gordura nos membros inferiores. A doença é mais comum em mulheres jovens em idade reprodutiva. Mulheres com lipedema apresentam o tronco fino e as pernas grossas. A gordura acumulada começa na região dos quadris e pode atingir os pés. O principal sintoma do lipedema, além de dor e desconforto nas pernas, é o desconforto estético. Pacientes com lipedema podem apresentar problemas nos joelhos. A artrose, que é o desgaste da cartilagem, é bastante comum em pacientes com lipedema.
INDICAÇÕES
A lipoaspiração do joelho é indicada para pacientes que têm boa elasticidade da pele e peso corporal dentro da faixa de normalidade. O procedimento foi desenvolvido para pessoas que têm uma rotina saudável e que estão tendo problemas com depósitos de gordura localizada ao redor do joelho. Esses pacientes se queixam de ter os joelhos gordos. Depósitos de gordura localizada podem deixar o joelho feio. Pacientes obesos ou que estão tentando perder peso não são candidatos para a lipoaspiração do joelho. A cirurgia também não é indicada para pacientes fumantes ou que apresentam alguma doença crônica grave.
PROCEDIMENTO
A lipoaspiração do joelho é um procedimento cirúrgico feito sob anestesia. A maioria dos pacientes prefere a anestesia geral para dormir durante o procedimento. O cirurgião libera e aspira o excesso de gordura no joelho com uma cânula especial que é acoplada a um dispositivo de sucção à vácuo. A cânula é introduzida no joelho através de mini-incisões. O joelho é enfaixado após o procedimento. Meias compressivas são usadas para evitar a formação de grandes hematomas e trombose. A recuperação desse tipo de cirurgia costuma ser rápida e em alguns dias o paciente retorna às suas atividades diárias.
ESPECIALISTA
Pessoas com gordura acumulada nos joelhos devem consultar, inicialmente, um médico angiologista. A lipoaspiração do joelho, se indicada, deve ser feita por um cirurgião plástico, que é o médico especialista nesse tipo de procedimento.