ESTIRAMENTO NO JOELHO
Estiramento no joelho é um tipo de lesão relativamente comum e que acontece quando a articulação sofre uma entorse. O estiramento no joelho decorrente da torção da articulação pode acometer os ligamentos, os tendões e a cápsula articular. É um tipo de lesão que tende a cicatrizar sozinha, na maioria das vezes, sem necessidade de intervenção cirúrgica. No estiramento as estruturas estabilizadoras da articulação são esticadas, mas não o suficiente para que sejam rompidas.
ESTIRAMENTO NO JOELHO
Estiramento no joelho é uma lesão bastante comum, principalmente entre os praticantes de esportes como o futebol, basquetebol e voleibol. As estruturas estabilizadoras do joelho ( ligamentos, tendões e cápsula articular ) são esticadas durante a torção da articulação. No estiramento do joelho as estruturas são machucadas porque são estendidas, esticadas, comprometendo parcialmente a sua estrutura anatômica, porém num grau que não chega ao rompimento. Contusões articulares também podem causar estiramentos no joelho, mas as entorses são as causas mais comuns desse tipo de machucado.
ESTIRAMENTO DOS LIGAMENTOS
Ligamento é a estrutura anatômica fibrosa, flexível e pouco elástica que une dois ossos. O joelho tem quatro importantes ligamentos que são responsáveis pela estabilidade articular. Esses quatro ligamentos são: ligamento cruzado anterior ( LCA ), ligamento cruzado posterior ( LCP ), ligamento colateral medial ( LCM ) e ligamento colateral lateral ( LCL ). O ligamento colateral medial é o ligamento do joelho que mais sofre a lesão do tipo estiramento. É uma lesão bastante comum no joelho do jogador de futebol.
ESTIRAMENTO DOS TENDÕES
Tendão é a estrutura anatômica fibrosa, flexível e pouco elástica que une um músculo ao osso. O tendão é responsável por transmitir a força muscular para que haja a movimentação articular. O joelho é a maior articulação do nosso corpo. Grandes músculos são responsáveis pelos movimentos do joelho. O quadríceps femoral e os isquiotibiais são os dois principais grupos musculares responsáveis, respectivamente, pela extensão e pela flexão do joelho. Os tendões desses músculos podem sofrer estiramento nas entorses do joelho.
ESTIRAMENTO DA CÁPSULA ARTICULAR
O joelho é uma articulação sinovial fechada hermeticamente pela cápsula articular, uma estrutura fibrosa e forte que envolve toda a estrutura articular. A cápsula articular do joelho também pode sofrer estiramento durante as lesões torcionais.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de estiramento no joelho é feito pelo exame físico e por exames de imagem do joelho. A ressonância magnética é o melhor exame para se diagnosticar os estiramentos dos ligamentos, dos tendões e da cápsula articular do joelho. O exame também ajuda no diagnóstico de lesões associadas como lesões nos meniscos, ossos e cartilagem.
TRATAMENTO
O tratamento dos estiramentos no joelho costuma ser, na maioria das vezes, conservador. Repouso, imobilização, anti-inflamatórios e fisioterapia são os tratamentos mais indicados pelos médicos ortopedistas especialistas em joelho. O tempo de recuperação das lesões do tipo estiramento costuma ser de poucos dias porque as estruturas machucadas não foram rompidas totalmente.