ONDAS DE CHOQUE PARA O JOELHO
A terapia de ondas de choque para o joelho é uma forma de tratamento inovadora e não invasiva indicada para a diminuição da dor causada por diversas lesões e/ou doenças articulares. Existem vários tratamentos para a dor no joelho, mas nem todos apresentam os resultados desejados para alguns pacientes. O uso de ondas de choque é uma alternativa interessante para o alívio da dor em pacientes que não responderam bem às terapias mais comuns.
ONDAS DE CHOQUE PARA O JOELHO
Ondas de choque para o joelho podem ser usadas no tratamento da dor. A dor no joelho afeta milhões de pessoas em todo o mundo, variando de um leve desconforto até quadros de dor intensa e debilitante. Dor no joelho pode afetar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa. Existem muitas causas de dor no joelho. Diversas lesões e/ou doenças do joelho podem cursar com o sintoma da dor. O tratamento dessas inúmeras condições médicas ganhou uma nova terapia: o uso de ondas de choque. Os principais benefícios dessa terapia para o joelho são: tratamento não invasivo, alívio da dor, melhora da função articular, diminuição da inflamação e aumento da produção de colágeno para o processo de reparação tecidual.
ONDAS DE CHOQUE
Ondas de choque são ondas acústicas de alta energia que, quando aplicadas no corpo, podem ajudar a estimular os processos naturais de cura. Essas ondas acústicas, quando usadas na forma de pulsos rápidos, produzem alterações na pressão do ar. Dispositivos especiais são usados para produzir e distribuir ondas de choque na área da articulação do joelho afetada por uma lesão e/ou doença. As ondas de choque, segundo estudos, promovem a cura tecidual ao estimular as células e a irrigação sanguínea no local comprometido, estimulando o processo natural de cura. Existem vários tipos de terapias por ondas de choque. Os três mais utilizados no joelho são: ondas de choque radiais, ondas de choque focadas e terapia por ondas acústicas.
INDICAÇÕES
As indicações mais comuns para o uso de ondas de choque no joelho são: artrose, artrite, condromalácia, tendinite, bursite, lesão meniscal e lesão ligamentar.
CONTRA-INDICAÇÕES
Existem algumas contra-indicações para a aplicação de ondas de choque no joelho. Mulheres gestantes não devem receber ondas de choque para não comprometer o desenvolvimento fetal. Crianças também não devem receber o tratamento porque pode haver dano às placas de crescimento dos ossos do joelho. Outras contra-indicações são: artrite séptica, celulite, câncer, problemas de coagulação sanguínea, uso de anticoagulantes e infiltração articular recente de medicamentos.
ESPECIALISTA
A aplicação da terapia de ondas de choque no joelho deve ser feita por um médico ortopedista especialista em joelho que tenha sido treinado para esse procedimento. Existem vários critérios e protocolos específicos que devem ser seguidos pelo médico especialista para que a terapia seja benéfica e tenha bons resultados.