TESTE DE APLEY

TESTE DE APLEY

Teste de Apley é uma manobra semiológica ortopédica para o médico avaliar a integridade dos meniscos do joelho. Os meniscos do joelho precisam ser testados durante o exame físico da articulação. O teste de Apley é uma das manobras que o médico examinador, durante o exame físico do joelho, usa para detectar a presença de lesões envolvendo os meniscos.

TESTE DE APLEY

Teste de Apley é uma manobra semiológica que médicos ortopedistas usam, durante o exame físico, para testar a integridade dos meniscos do joelho. É uma manobra bastante comum nos consultórios dos especialistas em joelho. Lesões meniscais são frequentes, principalmente entre os esportistas, e estão associadas a dor e diminuição funcional importantes do joelho. O teste consiste na compressão da articulação femorotibial ao mesmo tempo em que a perna, rodada interna ou externamente, é fletida e estendida. O teste de Apley, quando positivo, indica fortemente a presença de uma lesão envolvendo o menisco que está sendo testado. O diagnóstico da lesão meniscal deve ser confirmado com um exame de imagem. A ressonância magnética do joelho é o melhor exame para se diagnosticar as lesões meniscais. O diagnóstico preciso de uma lesão meniscal é importante para o correto tratamento da lesão que pode, em alguns casos, precisar de cirurgia.

MENISCO

O menisco é uma estrutura de fibrocartilagem, com o formato de meia-lua, que se interpõe entre o fêmur e a tíbia dentro do espaço articular do joelho. Cada joelho tem dois meniscos. Eles funcionam como amortecedores da articulação ao fazerem a adaptação anatômica entre os côndilos do fêmur e o platô tibial. Lesões envolvendo os meniscos são muito comuns. Os sintomas mais comuns de uma lesão meniscal são: dor, inchaço, estalos e o bloqueio articular do joelho. Algumas lesões precisam ser tratadas cirurgicamente. Atualmente as cirurgias de menisco são feitas através da artroscopia, uma técnica cirúrgica moderna e minimamente invasiva. O cirurgião repara a lesão meniscal em poucos minutos através de duas mini-incisões no joelho.

TESTE APLEY

HISTÓRIA

O teste de Apley, também conhecido como teste de compressão de Apley, foi desenvolvido pelo cirurgião ortopédico britânico Dr. Alan Graham Apley. O teste foi descrito pela primeira vez no ano de 1.947 na revista ortopédica The Journal of Bone and Joint Surgery, a publicação oficial da American Orthopaedic Association. O Dr. Apley publicou mais tarde, em 1.959, o livro Apley’s System of Orthopaedics and Fractures, um famoso livro que reunia os resumos das aulas do seu curso de pós-graduação que formou mais de 5 mil especialistas.

EXECUÇÃO DO TESTE

Para executar o teste de Apley o paciente deverá estar em decúbito ventral na mesa de exame. O joelho é fletido passivamente até 90 graus. O médico examinador segura o pé pelo calcanhar e comprime axialmente a tíbia contra a articulação do joelho ao mesmo tempo em que ela é rodada externamente. Movimentos suaves de flexão e extensão do joelho são feitos durante a compressão e a rotação tibial. O teste de Apley é positivo quando provoca dor na interlinha articular durante as manobras. A tíbia rodada externamente comprime o menisco medial. A tíbia rodada internamente comprime o menisco lateral. O grau de flexão onde a dor aparece durante a manobra indica o local da lesão no menisco. Dor aos 90 graus de flexão indica lesão no corpo do menisco. Dor próximo à extensão indica lesão no corno anterior. Dor acima de 90 graus de flexão indica lesão no corno posterior.