FIBROMIALGIA NO JOELHO
Fibromialgia no joelho é caracterizada por dor ao redor da articulação do joelho sem que exista inflamação ou lesão que justifique a dor. A fibromialgia é uma síndrome que provoca dores musculares e difusas em várias regiões e pontos específicos do corpo. A região do joelho é um dos pontos-gatilho da fibromialgia.
FIBROMIALGIA NO JOELHO
Fibromialgia no joelho se manifesta clinicamente com dor neuromuscular ao redor da articulação do joelho. Todos os exames complementares do joelho são normais. Não existe lesão, doença ou inflamação que justifique a dor no joelho que o paciente sente. A fibromialgia é uma síndrome crônica, dolorosa e não inflamatória caracterizada por dores neuromusculares difusas e pela presença de pontos dolorosos em regiões específicas do corpo. Os pontos dolorosos da fibromialgia, também chamados de pontos-gatilho, são em número de dezoito. Os pontos-gatilhos, quando pressionados, aumentam a intensidade da dor. No joelho o ponto-gatilho está localizado na região medial da articulação. A doença é mais comum nas mulheres com mais de 50 anos de idade. Como todos os exames são normais, no passado achava-se que a doença era a somatização de problemas psicológicos. As causas da fibromialgia são ainda desconhecidas. Vários fatores, já conhecidos, podem estar envolvidos no desenvolvimento da doença. Os mais citados são: genética, infecções virais, doenças autoimunes, distúrbios do sono, depressão, ansiedade, sedentarismo e traumas físicos e/ou emocionais. As dores da fibromialgia podem migrar pelo corpo.
SINTOMAS
A fibromialgia no joelho é caracterizada pela dor neuromuscular no ponto-gatilho da doença que fica localizado na região medial do joelho junto ao côndilo femoral medial. O paciente pode se queixar de dor no corpo inteiro. As dores pioram com a compressão dos pontos-gatilhos. Fadiga diurna, insônia, rigidez muscular, rigidez articular, boca seca, tonturas, palpitações, dor no peito, alterações do humor e formigamento dos membros são outros sintomas que podem acompanhar a dor no joelho.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de fibromialgia no joelho é um diagnóstico de exclusão. Os exames do joelho são todos normais. Lesões, doenças, inflamações e outras causas de dor articular são descartadas. O diagnóstico de fibromialgia é confirmado pela presença de dor por mais de três meses em, pelo menos, três pontos-gatilhos. A dor deve estar associada com dois dos três seguintes sintomas: fadiga, alterações do sono e perturbações emocionais.
TRATAMENTO
O tratamento da fibromialgia no joelho é feito com o uso de medicamentos específicos para dor neuropática e melhora do sono. Antidepressivos, relaxantes musculares e neuromoduladores são os remédios mais indicados. Exercícios físicos aeróbicos, compressas quentes e sessões de psicoterapia ajudam a diminuir as dores no joelho. A prática de exercícios de relaxamento também é bastante benéfica para os pacientes com fibromialgia.
MÉDICO ESPECIALISTA
A fibromialgia no joelho deve ser diagnosticada, tratada e acompanhada por um médico reumatologista, que é o especialista indicado para o tratamento da fibromialgia.