SOBRECARGA DO JOELHO
Sobrecarga do joelho acontece quando a articulação precisa suportar mais peso do que o normal ou é exposta a excesso de exercícios. Essas duas condições sobrecarregam o joelho e podem causar lesões em qualquer uma das estruturas anatômicas que formam a articulação. A sobrecarga do joelho é mais comum em pessoas que praticam atividades físicas e em pessoas obesas.
SOBRECARGA DO JOELHO
Sobrecarga do joelho, como o nome diz, é o excesso de carga sobre a articulação. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Ele é formado por diferentes estruturas como ossos, tendões, meniscos, músculos e cartilagem. Todas essas estruturas que formam o joelho devem trabalhar em perfeita harmonia num joelho saudável. O joelho está preparado para suportar, por pouco tempo, alguma sobrecarga. O problema da sobrecarga do joelho acontece quando a carga adicional é excessiva, seja por aumento do peso que ele tenha que suportar e/ou pelo excesso de movimentos que tenha que fazer. Lesões podem acontecer se a sobrecarga do joelho não for reconhecida.
ALAVANCA
A articulação do joelho, como se estuda na biomecânica, funciona como uma alavanca. A sua posição no meio do membro inferior faz com que ela multiplique as forças nela aplicadas durante a flexão articular. A força de compressão entre o fêmur e a tíbia é, em média, de 3,5 vezes o peso do corpo quando subimos uma escada, 5 vezes o peso do corpo quando descemos uma escada, 7 vezes o peso do corpo quando corremos e até 20 vezes o peso do corpo quando agachamos profundamente. A força pode ser aumentada durante saltos, carregamento de pesos ou em pacientes obesos.
OBESIDADE
A obesidade é o fator de risco número um para o desenvolvimento da artrose. Artrose é o desgaste da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro de uma articulação sinovial. Danos à cartilagem são irreversíveis porque ela não tem capacidade de regeneração. Controlar o peso corporal e mantê-lo dentro da faixa de normalidade diminui a sobrecarga do joelho e, consequentemente, o risco de desenvolver artrose.
ESPORTES
A maioria dos esportes de impacto sobrecarregam os joelhos. Um joelho normal está preparado para suportar alguma sobrecarga por poucos períodos de tempo e por poucas repetições. Pedalar uma bicicleta, por exemplo, não deve lesionar o joelho, exceto se o tempo de pedalar for excessivo. Exercícios de musculação podem lesionar os joelhos se forem feitos com excesso de carga ou com repetições em número exagerado.
SINTOMAS
O principal sintoma da sobrecarga do joelho é a dor. O segundo sintoma mais comum é o inchaço da articulação. Dor e inchaço devem alertar o paciente para a possível presença de uma lesão resultante da sobrecarga articular. Outros sintomas como estalos e falseios também podem estar presentes.
LESÕES COMUNS
As lesões mais comuns resultantes da sobrecarga do joelho são: fratura de estresse, tendinite, condromalácia patelar, síndrome do trato iliotibial, lesões na cartilagem e distensão muscular.
PREVENÇÃO
Lesões resultantes da sobrecarga do joelho podem ser prevenidas com o alongamento e fortalecimento dos músculos do joelho. Adicionalmente o paciente deve evitar ganhar peso corporal e a prática de atividades físicas de maneira excessiva. Os exercícios físicos devem ser feitos com orientação profissional. Erros técnicos também podem causar lesões devido à sobrecarga do joelho.