ALTO IMPACTO NO JOELHO
Alto impacto no joelho se refere ao efeito dos esportes de alto impacto sobre as estruturas que formam a articulação do joelho. O joelho humano é capaz de suportar impactos, mas se eles forem de alta intensidade e/ou repetitivos, podem causar lesões na articulação. O joelho é a maior e mais complexa articulação do nosso corpo. Impactos significativos e/ou muito excessivos são necessários para causar uma lesão no joelho.
ALTO IMPACTO NO JOELHO
Alto impacto no joelho acontece durante a prática de esportes e/ou exercícios de alto impacto. Esportes de alto impacto são aqueles que exercem um alto nível de pressão nas articulações. A articulação do joelho, devido à sua localização no meio do membro inferior, é a articulação que mais sofre com as atividades de alta impactação. Esses impactos, que são as batidas, colisões, solavancos e pancadas que o joelho recebe, podem resultar em várias lesões. Corrida, tênis, voleibol, futebol, basquetebol, rúgbi, ginástica, esqui, pádel, squash, saltos e pular corda são alguns exemplos de esportes que provocam impacção no joelho. O joelho sofre o choque no momento em que os pés tocam o chão quando estão pousando após um salto ou na saída do salto. As atividades de alto impacto são benéficas para o corpo, principalmente para a saúde dos ossos. Aplicar estresse nos ossos do joelho provoca o aumento da densidade óssea. O joelho suporta pancadas, desde que não sejam de alta intensidade ou em número excessivo. A intensidade acima do que o joelho pode suportar e/ou o número repetitivo excessivo de impactos é o que leva o joelho a sofrer uma lesão. O joelho é a maior e mais complexa articulação do corpo humano. Ele é formado por várias estruturas anatímocas diferentes como ossos, cartilagem, meniscos, tendões, músculos e ligamentos. Qualquer uma dessas estruturas pode ser lesionada com atividades que provocão impacção.
RISCOS
Embora existam vários benefícios nos exercícios de alto impacto, eles apresentam alguns riscos. Os esportes de alto impacto podem fazer os joelhos suportarem forças equivalentes a várias vezes o peso do corpo. Exercícios de alto impacto devem ser evitados por pessoas que têm problemas no joelho e/ou pessoas idosas. Doenças articulares, como artrose e degeneração meniscal, contraindicam a prática de exercícios de alto impacto.
DENSIDADE ÓSSEA
A osteoporose pode ser prevenida com a combinação da ingestão de alimentos ricos em cálcio, sol ( vitamina D ) e atividades físicas. A densidade mineral dos ossos é aumentada quando o paciente pratica atividades físicas, principalmente aquelas que provocam alguma impactação nos ossos. O estresse ósseo é fundamental para a fixação do cálcio na estrutura óssea.
LESÕES COMUNS
As lesões mais comuns resultantes do alto impacto no joelho são: fraturas de estresse, lesões nos meniscos, lesões na cartilagem, lesões nos ligamentos e tendinites. Essas lesões são típicas de traumatismos de alta intensidade ou excesso de repetição de movimentos.
SINTOMAS
A dor é o primeiro sintoma de uma lesão no joelho causada por atividade física de alta impactação. Ela é de fraca intensidade no começo, mas pode piorar a ponto de o paciente não conseguir tocar o pé no chão. Inchaço, estalos e falseios são outros sintomas de que o joelho pode ter sido lesionado por uma atividade de alto impacto.
ESPECIALISTA
Praticantes de esportes de alto impacto devem suspender a suas atividades físicas e consultar um médico ortopedista especialista em joelho se sentirem dor no joelho durante e/ou após exercícios de alta impactação. O diagnóstico precoce e o tratamento correto são fundamentais para evitar o agravamento desse tipo de lesão. O paciente deve se afastar das suas atividades físicas até a sua completa recuperação.