ANQUILOSE DO JOELHO
Anquilose do joelho é a fusão dos ossos da articulação, deixando-a rígida, devido a lesões, cirurgias e/ou doenças. A anquilose do joelho provoca um déficit anatômico e funcional que causa importante incapacidade física e perda da qualidade de vida. Sem a amplitude de movimentos funcional do joelho, que varia de 0˚ de extensão a 120˚ de flexão, o paciente não consegue fazer normalmente as atividades do dia a dia como caminhar, subir escadas, sentar, ajoelhar e agachar.
ANQUILOSE DO JOELHO
Anquilose do joelho é a fusão dos ossos do joelho na articulação. Lesões, cirurgias prévias e doenças podem causar a anquilose do joelho. O joelho anquilosado fica gravemente enrijecido, ou seja, perde a sua mobilidade. Além da limitação dos movimentos, a anquilose do joelho provoca desconforto e dor. Na anquilose do joelho o enrijecimento articular é progressivo e aumenta à medida em que as superfícies ósseas se fundem. A severidade da anquilose pode, portanto, ser variável e depende da limitação dos movimentos articulares. O processo inflamatório associado à anquilose do joelho pode comprometer todas as estruturas intra-articulares e também os tecidos ao redor da articulação. O joelho é uma das articulações do corpo mais acometidas pela anquilose.
ANQUILOSE
Anquilose, ou ancilose, é uma palavra de origem grega que significa rigidez anormal de uma articulação.
CAUSAS MAIS COMUNS
As causas mais comuns de anquilose do joelho são: sequelas de traumatismos, problemas congênitos, infecção, doenças reumáticas e cirurgias malsucedidas. Fraturas no joelho podem ter como sequela a fusão dos ossos fraturados. A artrose do joelho, se não diagnosticada e tratada corretamente, também pode evoluir, nas fases avançadas da doença, para a fusão espontâneas dos ossos cuja cartilagem se degenerou. Infecções articulares podem resultar na degeneração da cartilagem e posterior fusão óssea.
SINTOMAS
O sintoma mais evidente da anquilose do joelho é a significativa redução da amplitude dos movimentos articulares. Nos casos mais avançados o joelho pode nem ter mais mobilidade. O paciente costuma se queixar de dor em toda a articulação e o joelho costuma ficar permanentemente inchado.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da anquilose do joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames complementares de imagem. No exame físico o médico especialista verifica a diminuição da amplitude dos movimentos do joelho através da goniometria. O joelho costuma estar inchado, deformado e, eventualmente, quente. RX, tomografia computadorizada e ressonância magnética mostram a fusão entre os ossos do joelho e outras características radiológicas típicas.
ARTRODESE
Artrodese é o procedimento cirúrgico para anquilosar uma articulação. O objetivo da cirurgia de artrodese do joelho é deixa-lo rígido, estável e sem dor. Placas, parafusos e hastes são usadas para unir e fundir os ossos. Na anquilose do joelho, por outro lado, a fusão óssea acontece sem intervenção cirúrgica. Os ossos se fundem espontaneamente com o passar do tempo. A artrodese é uma cirurgia de salvação para um joelho gravemente doente ou danificado.
TRATAMENTO
O tratamento da anquilose do joelho depende da sua causa. Sessões de fisioterapia podem aliviar os sintomas e retardar a progressão do processo de anquilosante. Infiltrações de medicamentos no joelho também ajudam na diminuição da dor e da inflamação. Em alguns casos específicos é possível reverter a rigidez articular com a cirurgia de prótese de joelho. A colocação dos implantes protéticos no joelho permite que o paciente possa voltar a ter os movimentos articulares quase normais.