DOENÇA NO JOELHO
Doença no joelho é uma condição anormal que afeta negativamente a estrutura e/ou a função da articulação e que não foi causada por um traumatismo. A Organização Mundial da Saúde divide as doenças em vários grupos. As doenças do joelho se enquadram no grupo das doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo. O sintoma mais comum de uma doença no joelho é a dor.
DOENÇA NO JOELHO
Doença no joelho é qualquer alteração anormal que compromete negativamente a anatomia e/ou a fisiologia articular. Patologia é a especialidade médica que estuda as doenças. As doenças costumam se manifestar com sinais e sintomas específicos. O joelho é a maior articulação do nosso corpo. Ele é formado por diversas estruturas distintas, ou seja, diversos tecidos histológicos diferentes que se unem para formar a anatomia e proporcionar a função articular. Qualquer um desses diferentes tecidos histológicos que formam o joelho pode sofrer um processo patológico e adoecer. O adoecimento do joelho não tem origem traumática, ou seja, não é causada por uma força externa que comprometa o joelho. A Organização Mundial da Saúde ( OMS ) classifica as enfermidades do joelho dentro do grupo das doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo. A classificação das doenças pela OMS deu origem ao CID. CID é a Classificação Internacional das Doenças. Cada doença tem o seu código próprio, formado por uma combinação de letras e números. O CID da artrose no joelho, por exemplo, é M17. O CID de dor no joelho é M25-5. Doenças no joelho podem atingir pessoas de todas as idades.
HISTOLOGIA DO JOELHO
A articulação do joelho é formada por diversas estruturas anatômicas diferentes que, por sua vez, são formadas por diferentes tecidos histológicos. As principais estruturas que formam o joelho são: ossos, cápsula articular, sinóvia, cartilagem, meniscos, ligamentos, tendões, músculos, bursas, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. Uma doença no joelho pode se desenvolver em qualquer uma dessas estruturas.
DOENÇAS MAIS COMUNS
Centenas de doenças podem acometer o joelho. As doenças mais comuns do joelho são: artrose, condromalácia patelar, lesão meniscal, lesão ligamentar, sinovite, tendinite, bursite, cisto de Baker e artrite. Doenças do joelho mais raras incluem várias doenças reumáticas e tumores. A artrose, que é a degeneração da cartilagem, é a doença que mais acomete a articulação do joelho.
SINTOMAS
Uma doença é caracterizada por sinais e sintomas. Sinais são manifestações que podem ser verificadas por outra pessoa, normalmente um médico especialista. Sintomas são manifestações que são sentidas pelo paciente. Os sintomas são as queixas do paciente para o médico. Joelho inchado é um sinal porque pode ser verificado pelo médico. Dor no joelho é um sintoma porque só é sentida pelo paciente. Os principais sinais e sintomas das doenças do joelho são: dor, inchaço, derrame articular, crepitação articular, instabilidade, bloqueio articular, rigidez articular, vermelhidão, dormência e coceira. O sintoma mais comum de uma enfermidade no joelho é a dor.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de uma patologia no joelho é feito através do exame físico da articulação e de exames complementares. Os exames complementares mais solicitados pelos médicos ortopedistas especialistas em joelho são: RX, ecografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia óssea, exame de sangue, análise do líquido sinovial, eletroneuromiografia e dinamometria isocinética computadorizada.
ESPECIALISTA
Um médico ortopedista especialista em joelho deve se consultado quando o paciente manifestar sinais e sintomas de uma doença no joelho. O diagnóstico precoce e o tratamento correto das doenças do joelho evitam as complicações de uma patologia deixada sem tratamento. Determinadas doenças, quando não tratadas, provocam danos irreparáveis no joelho que pode comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente.