DOR CRÔNICA NO JOELHO

DOR CRÔNICA NO JOELHO

Dor crônica no joelho é a dor persistente, que dura ou recorre por mais de três meses, podendo ser causada por traumatismos ou doenças. O joelho é a maior articulação do nosso corpo e está sujeito a lesões traumáticas que podem comprometer qualquer um dos tecidos que o formam ou ser afetado por diversas doenças. Dor no joelho é uma coisa incômoda. Quando crônica pode chegar a ser debilitante. Dor crônica no joelho pode comprometer significativamente a qualidade de vida de uma pessoa.

DOR CRÔNICA NO JOELHO

Dor crônica no joelho é a dor contínua que o paciente experimenta por mais de três meses seguidos ou a dor recorrente cujos episódios de recorrência persistem por mais de três meses. Não é normal sentir dor no joelho. A dor funciona como um alarme. Ela é o mecanismo de defesa do nosso corpo avisando que alguma coisa está errada. O paciente com dor no joelho deve ficar atento às características da dor e suas possíveis causas. O médico ortopedista especialista em joelho deve ouvir atentamente a descrição da dor feita pelo paciente para nortear a confecção do diagnóstico do problema no joelho que está provocando dor. A dor crônica no joelho costuma ser, mais comumente, causada por traumatismos ou doenças. Complicações pós-operatórias, que não são tão comuns quanto os traumatismos e as doenças, também podem resultar em dor persistente no joelho.

TRAUMATISMOS NO JOELHO

As lesões traumáticas do joelho costumam acontecer de forma repentina, como uma queda ou uma entorse. Podem também ser resultantes de contusões ou movimentos repetitivos. Fraturas, luxação da patela, lesões ligamentares, lesões da cartilagem e lesões nos meniscos são algumas das lesões traumáticas comuns do joelho que podem resultar em dor crônica. A gravidade das lesões traumáticas do joelho pode ser diminuída com o fortalecimento, alongamento e aquecimento muscular antes de atividades físicas intensas, mas não pode ser totalmente evitada. Um jogador de futebol, por exemplo, só não sofrerá lesões se não jogar.

DOR CRÔNICA JOELHO

DOENÇAS DO JOELHO

À medida em que envelhecemos, o joelho torna-se mais vulnerável a doenças degenerativas como a artrose. A artrose, que é a doença degenerativa da cartilagem, é a doença que mais acomete o joelho e é uma causa bastante comum de dor crônica articular. O paciente com artrose no joelho, principalmente nos graus mais avançados da doença, sente dor e desconforto contínuos na articulação. Outras doenças relativamente comuns do joelho que causam dor crônica são: tendinites, cisto de Baker, bursites, condromalácia patelar, celulite e osteossarcoma.

SINTOMAS ASSOCIADOS

A dor crônica do joelho pode estar associada com outros sintomas como inchaço, falseios, rangidos, calor local, fraqueza e formigamento.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da causa da dor crônica é fundamental para indicação do tratamento correto. O diagnóstico é feito pelo exame físico do joelho e por exames complementares. RX, tomografia computadorizada e ressonância magnética são os exames mais solicitados pelos médicos especialistas.

TRATAMENTO

O tratamento da dor crônica envolvendo o joelho é direcionado para a causa da dor diagnosticada pelo médico especialista.