JOELHO PARA DENTRO E JOELHO PARA FORA

JOELHO PARA DENTRO E JOELHO PARA FORA

O alinhamento dos ossos do membro inferior é o principal fator responsável por deixar o joelho para dentro ou o joelho para fora. Joelho para dentro faz com que a pernas da pessoa pareçam com uma tesoura ou a letra X. Joelho para fora faz com que as pernas da pessoa pareçam arqueadas como as pernas de um cowboy. O correto alinhamento dos ossos do membro inferior é importante para a fisiologia da articulação do joelho. Ter o joelho muito para dentro ou muito para fora pode causar problemas articulares.

JOELHO PARA DENTRO E JOELHO PARA FORA

O alinhamento entre o fêmur e a tíbia, os dois ossos longos do membro inferior, é o principal fator por deixar o joelho para dentro ou o joelho para fora. Algumas pessoas têm os joelhos tortos devido ao mau alinhamento entre o fêmur e a tíbia. Esse mau alinhamento pode ter várias causas. Características genéticas, sequelas de traumatismos e doenças articulares envolvendo o joelho são as causas mais comuns. Os termos médicos para joelho para dentro e joelho para fora são, respectivamente, varo e valgo. A maioria das pessoas têm alinhamento neutro do joelho. Pequenos desvios para dentro ou para fora são considerados normais.

ALINHAMENTO E EIXOS DO MEMBRO INFERIOR

O alinhamento do joelho pode ser medido em uma radiografia panorâmica dos membros inferiores. Nesse tipo de radiografia o médico especialista traça a lápis, com auxílio de uma régua, três linhas que correspondem aos eixos vertical, mecânico e anatômicos. O eixo vertical é a linha imaginária que divide o nosso corpo em metades esquerda e direita. Na radiografia panorâmica dos membros inferiores, o eixo vertical passa pela sínfise púbica e se estende distalmente até os pés, entre os membros inferiores. O eixo mecânico, que é o eixo de carga do membro inferior, é a linha reta que une o centro da cabeça do fêmur ao centro da articulação do joelho. Os eixos anatômicos do membro inferior são duas linhas retas traçadas nos eixos longitudinais das diáfises do fêmur e da tíbia. Essas duas linhas se encontram no centro da articulação do joelho e formam um ângulo de cerca de 7 graus que corresponde ao valgismo fisiológico do joelho.

JOELHO PARA DENTRO - JOELHO PARA FORA

JOELHO PARA DENTRO

O joelho para dentro é o joelho desviado em direção ao eixo vertical. A pessoa que tem os joelhos para dentro, ou valgismo, tem as pernas que lembram uma tesoura ou a letra X. Os joelhos estão mais próximos e os tornozelos mais afastados.

JOELHO PARA FORA

O joelho para fora é o joelho desviado para longe do eixo vertical. A pessoa que tem os joelhos para fora, ou varismo, tem as pernas arqueadas como as pernas de um cowboy. Os joelhos estão mais afastados e os tornozelos mais próximos.

ARTROSE

Artrose é a doença caracterizada pelo desgasta da cartilagem, o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro de uma articulação. Ter os joelhos para dentro ou para fora pode predispor eles a desenvolver artrose porque alterações nos eixos mecânico e anatômicos têm como consequência uma sobrecarga mecânica nos compartimentos medial e/ou lateral do joelho que estressam a cartilagem. A artrose é a doença que mais acomete o joelho e é a causa mais comum de alterações no alinhamento dos membros inferiores em pessoas com mais de 60 anos de idade.

JOELHOS DO JOGADOR GARRINCHA

GARRINCHA

Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Garrincha, foi um dos maiores jogadores de futebol do Brasil. Ele era conhecido como gênio das pernas tortas porque, devido a uma má-formação congênita, tinha o joelho direito para fora e o joelho esquerdo para dentro. Garrincha ficou eternizado por causa da sua grande habilidade com a bola. Foi o maior driblador do futebol brasileiro. Garrincha foi um dos principais jogadores do time do Brasil nas conquistas das Copas do Mundo de 1.958 e 1.962. Alguns especialistas consideram que Garrincha foi melhor jogador de futebol do que Pelé.