DOR NO JOELHO AO FICAR SENTADO
Dor no joelho ao ficar sentado é uma queixa muito frequente em pessoas que precisam ficar muitas horas inativas na posição sentada. A maioria das pessoas que trabalha em escritórios, e que ficam muitas horas do dia sentadas, reclama de algum incômodo nos joelhos. Má postura e falta de movimentação são as causas mais comuns de dor no joelho ao ficar muito tempo sentado, mas algumas patologias também podem causar esse tipo de dor. Essas patologias, se não diagnosticadas e tratadas corretamente, podem se agravar com o passar do tempo.
DOR NO JOELHO AO FICAR SENTADO
Dor no joelho ao ficar sentado pode ter várias causas. Esse tipo de dor é bastante comum entre pessoas que trabalham sentadas por muitas horas, geralmente acima de 6 horas por dia. Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que ficar sentado continuamente por mais de 6 horas é potencialmente ruim para os joelhos. Sentar de maneira errada, com má postura, e ficar muito tempo sem movimentar as pernas são as causas mais comuns de dor nos joelhos em quem fica muito tempo sentado. Sentar corretamente e movimentar as pernas a cada 15 minutos evita as dores nesses casos. Mas existem outras causas de dor no joelho ao ficar sentado que são relacionadas a patologias na articulação. Nesses casos sentar com boa postura e mexer as pernas não faz a dor passar. A dor no joelho ao ficar sentado passa a ser preocupante quando esse sintoma é frequente e/ou dura muito tempo. Sintomas associados como inchaço e rangidos também são sinais de alerta. Os 5 problemas que mais causam dor no joelho em quem precisa ficar muito tempo sentado são: síndrome patelar dolorosa, condromalácia patelar, tendinite patelar, artrose patelofemoral e artrose do joelho.
SÍNDROME PATELAR DOLOROSA
A síndrome patelar dolorosa, ou síndrome patelofemoral, é caracterizada pela dor que o paciente sente na região anterior do joelho sem que haja comprometimento das estruturas anatômicas da articulação. Os exames de imagem do joelho não mostram lesões ou inflamações que justifiquem a dor. O desequilíbrio da musculatura do joelho é a causa mais comum da dor nesses casos. Ficar muito tempo sentado resulta no encurtamento dos músculos isquiotibiais e aumento anormal da pressão patelofemoral quando o joelho fica fletido acima de 90˚.
CONDROMALÁCIA PATELAR
Condromalácia patelar é a doença da cartilagem da patela caracterizada pelo amolecimento do tecido condral. Por diversos motivos a cartilagem da patela pode amolecer e entrar em sofrimento. Nos exames de imagem de pacientes com condromalácia patelar é possível identificar a existência de comprometimento estrutural da cartilagem.
TENDINITE PATELAR
Tendinite patelar é o processo inflamatório envolvendo o tendão patelar, um dos mais fortes e mais exigidos tendões do nosso corpo. Pacientes com tendinite patelar sentem que a dor na região anterior do joelho aumenta quando precisam ficar muito tempo sentados.
ARTROSE PATELOFEMORAL
Artrose patelofemoral é a doença caracterizada pela degeneração da cartilagem da patela e/ou da tróclea femoral. Nas fases mais avançadas da doença o osso subcondral fica exposto. O paciente com artrose patelofemoral sente muita dor na frente do joelho e não consegue ficar muito tempo sentado com os joelhos fletidos acima de 30˚.
ARTROSE DO JOELHO
A artrose do joelho é caracterizada pela degeneração da cartilagem femorotibial e, eventualmente, também pela cartilagem patelofemoral nos casos de artrose tricompartimental. Pacientes com artrose do joelho se queixam de dor na articulação quando ficam muito tempo sentados.
PREVENÇÃO
Quem trabalha sentado ou quem precisa ficar sentado por muito tempo, como quando se está no escritório, no cinema, no teatro, assistindo TV, num restaurante ou durante uma longa viagem, deve tomar alguns cuidados para evitar as dores nos joelhos. Não é normal sentir dor no joelho. A dor é um sintoma que indica a presença de algum problema. O primeiro cuidado é sentar corretamente e evitar ficar sentado com as pernas cruzadas ou fletidas embaixo das nádegas. Sentar numa posição ergonômica boa evita o excesso de pressão patelofemoral. Movimentar os joelhos a cada 15 minutos e, se possível, levantar e alongar um pouco as pernas também é bastante benéfico. Nos casos onde a dor é frequente, contínua e que dura muito tempo o paciente deve consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar a causa da dor e dar início ao tratamento correto do problema.