DOR NO JOELHO AO DORMIR

DOR NO JOELHO AO DORMIR

Dor no joelho ao dormir, que faz o paciente acordar durante a noite, é um sintoma incomum e que pode levar à insônia induzida pela dor. Sentir dor no joelho na hora de dormir é muito ruim, atrapalha o descanso do corpo e da mente, e pode deixar o paciente exausto no dia seguinte. Várias condições médicas podem despertar o paciente do sono sentindo dor no joelho. Esse sintoma costuma deixar o paciente bastante preocupado. Em muitos casos o paciente não consegue pegar no sono por causa da dor no joelho.

DOR NO JOELHO AO DORMIR

Dor no joelho ao dormir é um sintoma incomum. Ninguém consegue imaginar que o sono possa machucar os joelhos. Mas o sono não machuca os joelhos. O que acontece é que existem algumas doenças cuja dor se manifesta mais intensamente quando o paciente fica em repouso, sendo isso mais comum durante o descanso noturno. Durante a noite os níveis do hormônio cortisol, que é um anti-inflamatório natural, são mais baixos, a inatividade na cama enrijece naturalmente os joelhos, a percepção da dor é maior nas primeiras horas da madrugada do que durante o dia e, durante a vigília, os sentidos estão distraídos com o cotidiano e não percebem muito a dor. Durante a noite, já deitado na cama para dormir, as distrações diárias não existem mais e a percepção de dores no corpo aumenta. Algumas doenças são conhecidas por provocar dor no joelho ao dormir. Os 8 problemas mais comuns que provocam dor noturna nos joelhos são: artrite reumatóide, artrose, gota, bursite, tendinite patelar, condromalácia patelar, síndrome do trato iliotibial e um tumor chamado de osteoma osteóide.

DOR JOELHO AO DORMIR

ARTRITE REUMATÓIDE

Artrite reumatóide é uma doença inflamatória autoimune, crônica, de causa ainda desconhecida, que destrói a cartilagem das articulações que ela acomete. O paciente com artrite reumatóide no joelho sente que a dor na articulação inflamada aumenta durante a noite.

ARTROSE

A artrose é a doença que mais acomete o joelho. Ela é caracterizada pela degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que cobre os ossos dentro da articulação. Nas fases mais avançadas da doença há exposição do osso subcondral e o paciente experimenta bastante dor. Quem tem artrose no joelho sente que a dor aumenta durante a noite, quando o joelho fica mais imóvel na cama.

GOTA

Gota é uma doença inflamatória caracterizada pela deposição de cristais de ácido úrico dentro das articulações. A gota, quando se manifesta no joelho, provoca um intenso processo inflamatório e muita dor. Muitas crises de gota começam durante a madrugada. O paciente acorda do sono profundo sentindo dor intensa no joelho. Inchaço, vermelhidão e calor local são outros sintomas de gota no joelho.

BURSITE

Bursite é a inflamação de uma bursa. Bursas são pequenas bolsas preenchidas com líquido sinovial que temos em vários lugares do corpo para diminuir o atrito entre as estruturas durante os movimentos. Ao redor do joelho existem 14 bursas. Um dos sintomas de bursite no joelho é a dor que parece aumentar à noite, durante o repouso. A bursite pré-patelar e a bursite da pata de ganso são as bursites mais comuns no joelho.

TENDINITE PATELAR

Tendinite patelar é a inflamação do tendão patelar, o forte tendão que liga a patela à tuberosidade anterior da tíbia. O tendão patelar é um dos tendões mais solicitados do nosso corpo e, por esse motivo, ele é suscetível a sofrer inflamação. O paciente com tendinite patelar percebe que a dor no joelho ao dormir parece aumentar.

DOR JOELHO DORMIR

CONDROMALÁCIA PATELAR

Condromalácia patelar é uma doença caracterizada pela degeneração da cartilagem da patela, o osso móvel localizado na frente do joelho. A cartilagem da patela sofre dano estrutural devido, na maioria das vezes, ao excesso de pressão que a articulação patelofemoral precisa suportar durante as atividades do dia a dia. Pacientes com condromalácia patelar percebem que a dor no joelho aumenta durante a noite, quando o paciente vai descansar o corpo.

SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL

A síndrome do trato iliotibial é a inflamação da banda iliotibial na região do côndilo lateral do fêmur. É uma inflamação comum em corredores e ciclistas. O paciente com síndrome do trato iliotibial percebe que a dor no joelho se exacerba durante a noite quando ele está descansando.

OSTEOMA OSTEÓIDE

Osteoma osteóide é uma neoplasia benigna e rara. O joelho é uma das articulações onde o osteoma osteóide costuma ser diagnosticado. O tumor provoca inflamação localizada no osso que causa dor. A dor do osteoma osteóide tem a peculiaridade de piorar à noite e de ser aliviada com medicamentos anti-inflamatórios.

ESPECIALISTA

Não é normal sentir do no joelho. O paciente que sente esse sintoma, independentemente da hora do dia, deve consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar a causa da dor e iniciar o tratamento correto do problema.