BURSITE PRÉ-PATELAR
Bursite pré-patelar é o processo inflamatório da bursa pré-patelar, uma bursa superficial do joelho que fica localizada na frente da patela. Dor e inchaço na frente do joelho são os achados clínicos mais comumente encontrados em pacientes com esse tipo de bursite. A bursite pré-patelar é diagnosticada mais comumente nos joelhos de pessoas que ficam muito tempo ajoelhadas.
BURSITE PRÉ-PATELAR
Bursite pré-patelar é uma das bursites mais frequentemente diagnosticadas no joelho. A doença é caracterizada pela inflamação da bursa pré-patelar, uma bursa superficial do joelho que fica localizada na frente da patela e logo abaixo da pele. Bursas são pequenos sacos gelatinosos, preenchidos com uma pequena quantidade de líquido sinovial, espalhadas pelo corpo e localizadas em pontos onde ossos, músculos e tendões se atritam. A finalidade das bursas é diminuir o atrito mecânico entre as estruturas musculoesqueléticas durante os movimentos articulares. Elas funcionam como se fossem pequenas almofadas lubrificadas. Ao redor do joelho existem cerca de 14 bursas. A bursa pré-patelar é a maior delas e, por causa da sua localização na frente do joelho, é a mais suscetível a desenvolver um processo inflamatório. Normalmente as bursas do joelho não são perceptíveis. Elas passam a ser percebidas quando ficam inflamadas porque o paciente sente dor e percebe inchaço no local onde a bursa inflamada está localizada.
INFLAMAÇÃO DA BURSA PRÉ-PATELAR
A inflamação da bursa pré-patelar faz com que ela fique dolorida e inchada. O inchaço da bursa acontece porque as suas paredes internas, que são revestidas pela membrana sinovial, quando inflamadas, produzem mais líquido sinovial do que o normal. Alguns casos de bursite pré-patelar podem evoluir para infecção. Isso acontece quando existe algum ferimento na região anterior do joelho, como um arranhão ou picada de inseto, que serve como porta de entrada para bactérias que acabam infectando a bursa inflamada. O líquido sinovial é um bom meio de cultura para as bactérias.
CAUSAS
Traumatismos diretos na região anterior do joelho e atrito repetitivo são as causas mais comuns da bursite pré-patelar. Ficar muito tempo ajoelhado ou praticar esportes que contundem o joelho muitas vezes são os dois fatores predisponentes para a inflamação da bursa pré-patelar. Algumas profissões, como montador de móveis, instalador de carpete, mecânico, soldador, pintor, jardineiro, encanador, mineiro de carvão, instalador de rodapé e empregada doméstica, exigem que o trabalhador fique muito tempo ajoelhado. Esportes como futebol, boxe tailandês, basquetebol, luta livre, jiu-jitsu, handebol, beisebol e voleibol expõem os joelhos dos atletas a traumatismos diretos frequentes. Pacientes com artrite reumatóide e gota também pode desenvolver bursite pré-patelar.
SINTOMAS
Dor e inchaço na frente do joelho são os sintomas mais comuns da bursite pré-patelar. A região pode ficar avermelhada e bastante sensível ao toque. Nos casos de bursite infectada, quando a bursa se enche de pus, o paciente pode ainda apresentar febre alta e tremores no corpo.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da bursite pré-patelar é feito pelo exame físico do joelho e por exames complementares. O melhor exame para se diagnosticar a doença é a ressonância magnética. Exames de sangue e análise do líquido colhido do interior da bursa podem ser necessários nos casos de suspeita de infecção.
TRATAMENTO
O tratamento da bursite pré-patelar quase sempre é conservador. Repouso da atividade causadora da bursite, compressas de gelo, fisioterapia e medicamentos anti-inflamatórios são os tratamentos mais comuns. Em casos de intenso processo inflamatório a bursa pode ser puncionada para drenagem do excesso de líquido sinovial. Um medicamento corticóide pode ser aplicado na bursa após a punção para diminuir a inflamação. A bursite infectada é tratada com antibioticoterapia e, em alguns casos, com intervenção cirúrgica para drenagem do pus acumulado. A cirurgia também pode ser indicada nos casos onde a bursa pré-patelar de pacientes com gota fica preenchida com tofos gotosos.
PREVENÇÃO
A bursite pré-patelar pode ser evitada e a sua recorrência pode ser prevenida. Usar joelheiras protetoras, evitar a flexão excessiva e prolongada dos joelhos e fazer pausas para esticar as pernas ajudam a evitar a doença. A aplicação de compressas de gelo nos joelhos após contusões esportivas ou após ficar muito tempo ajoelhado também ajuda a evitar a inflamação da bursa pré-patelar.
ESPECIALISTA
Pacientes com suspeita de bursite pré-patelar devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar e tratar corretamente a doença.