APLICAÇÃO NO JOELHO
Aplicação no joelho é a injeção de medicamentos na articulação, uma prática muito usada na Ortopedia e na Medicina Esportiva. Os medicamentos podem ser aplicados diretamente no espaço articular ou nos tecidos ao redor da articulação. A aplicação no joelho é usada para confirmação de determinados diagnósticos e também para o tratamento de diversas patologias. A aplicação de medicamentos diretamente no joelho produz efeito mais forte e duradouro do que a tomada de medicamentos por via oral. Os resultados das aplicações no joelho costumam ser muito bons.
APLICAÇÃO NO JOELHO
Aplicação no joelho é o procedimento médico de injetar medicamentos diretamente na articulação, podendo a aplicação ser feita no espaço articular ou nos tecidos periarticulares como cápsula articular, músculos, ligamentos, tendões e bursas. A aplicação é feita com seringa e agulha. Diversas patologias podem ser tratadas com aplicações no joelho. As aplicações são indicadas pelos médicos especialistas quando se deseja um efeito forte, rápido e mais duradouro do medicamento prescrito para tratar um problema no joelho. Outra vantagem das aplicações no joelho é evitar os efeitos colaterais dos medicamentos tomados por via oral. A aplicação, ou injeção, é uma forma de administração de medicamento chamada de parenteral porque o medicamento introduzido no corpo na forma líquida não será absorvido pelo aparelho gastrointestinal. Uma aplicação no joelho, por ser um procedimento simples, seguro e que não causa muito desconforto, pode ser feita no consultório médico. O termo infiltração no joelho pode ser usado como sinônimo de aplicação no joelho. O joelho é a maior articulação do nosso corpo. Ele também é uma estrutura superficial. Por esses motivos o joelho é a articulação onde mais são feitas aplicações.
INDICAÇÕES
Aplicações no joelho são indicadas, mais comumente, para diminuição da dor causada por inflamação provocada por doenças e/ou lesões articulares ou periarticulares. Meniscos, cartilagem, membrana sinovial, tendões, músculos, bursas, ossos e ligamentos podem ser sede de inflamação que provoca dor. Aplicações no joelho também são indicadas para diminuição dos sintomas e retardo dos processos degenerativos da cartilagem.
CONTRA-INDICAÇÕES
Existem casos onde não se deve aplicar medicamentos diretamente no joelho. Uma aplicação no joelho não deve ser feita em caso de artrite séptica, septicemia, infeção da pele, lesão de pele, alergia, tumor, fratura intra-articular e paciente com coagulopatia.
MEDICAMENTOS
Os medicamentos mais usados para aplicação no joelho são os analgésicos, os anti-inflamatórios, a toxina botulínica, os anestésicos locais e o ácido hialurônico. O médico especialista pode prescrever uma combinação de medicamentos para a aplicação, dependendo do diagnóstico do problema no joelho.
ÁCIDO HIALURÔNICO
A aplicação de medicamentos à base de ácido hialurônico no joelho, procedimento conhecido como viscossuplementação, é um dos melhores tratamentos para a artrose, condromalácia e condropatias do joelho. As aplicações diminuem a dor, a inflamação e a rigidez e, consequentemente, melhoram a mobilidade articular. Os viscossuplementos melhoram a lubrificação articular e modificam o curso das doenças da cartilagem do joelho.
CUIDADOS APÓS A APLICAÇÃO
O paciente deve tomar alguns cuidados nas primeiras 24 horas após uma aplicação no joelho. O ideal é ficar em repouso nesse período. As principais recomendações são: evitar atividades físicas intensas, evitar nadar, evitar banheiras de hidromassagem e aplicar compressa de gelo no joelho. Pode tomar um analgésico simples se sentir algum desconforto maior. Não existe restrição para andar nem para dirigir carro. O enfaixamento de proteção pode ser retirado após 12 horas da aplicação.
APLICAÇÃO NO JOELHO DÓI?
Aplicação no joelho dói? Essa é a pergunta mais frequente do paciente quando o médico especialista indica uma aplicação no joelho. Muitas pessoas sentem ansiedade e medo ao tomar injeções. A fobia de injeções e agulhas é chamada de tripanofobia. A aplicação no joelho é um procedimento simples e rápido. Na maioria das vezes é feita com anestesia local e o desconforto é mínimo e passageiro. Não há necessidade de ficar preocupado quando o médico indicar uma aplicação no joelho. É importante você informar o seu médico se você se sente desconfortável com injeções. Manter-se relaxado é o segredo para sentir o mínimo incômodo durante a aplicação.
COMPLICAÇÕES
Sangramento, inchaço, hematomas, danos à cartilagem, danos aos nervos, danos aos vasos sanguíneos, infecção e reações alérgicas são complicações que podem acontecer após uma aplicação no joelho.
ESPECIALISTA
Aplicações no joelho devem ser feitas por um médico ortopedista especialista em joelho. O médico especialista está familiarizado com a complexa anatomia da articulação. Existem pontos de segurança para as aplicações. O local da aplicação deve ser adequadamente preparado e o procedimento deve seguir todas as regras de assepsia e antissepsia.