CISTO SUBCONDRAL NO JOELHO
Cisto subcondral no joelho é um cisto ósseo que se forma no osso subcondral, logo abaixo da cartilagem, no fêmur, na tíbia e/ou na patela. Cistos subcondrais são identificados em exames de imagem do joelho e são patognomônicos de uma articulação artrósica, ou seja, uma articulação onde existe degeneração da cartilagem.
CISTO SUBCONDRAL NO JOELHO
Cisto subcondral no joelho indica a presença de um processo degenerativo da cartilagem da articulação. A presença de um cisto subcondral no joelho é patognomônica de uma articulação artrósica. A expressão cisto condral é muito comum em laudos de exames de imagem de joelhos com artrose. Um cisto subcondral pode ser formar em qualquer um dos ossos do joelho: fêmur, tíbia e patela. O cisto subcondral tem esse nome porque ele se forma no osso subcondral, o osso que está imediatamente abaixo da cartilagem. Cistos osteoartríticos, cistos subcorticais, gânglios intraósseos, pseudocistos e geodos são outros nomes do cisto subcondral. Cistos subcondrais no joelho são identificados nos exames de imagem da articulação. Eles são mais facilmente identificados no exame de ressonância magnética do joelho.
ARTROSE
Artrose é o nome da doença articular caracterizada pela degeneração da cartilagem, o tecido branco e brilhante que recobre as extremidades ósseas dentro da articulação. É a cartilagem que permite que os ossos se articulem entre si com o mínimo atrito. No joelho existe cartilagem nos côndilos do fêmur, no platô da tíbia e na patela. Quando a cartilagem do joelho começa a se degenerar, alguns sinais radiológicos são identificados nos exames de imagem. Cistos subcondrais são um desses sinais radiológicos. Os outros sinais são: redução do espaço articular, osteófitos e esclerose subcondral.
PATOLOGIA
A formação do cisto subcondral se deve ao atrito entre osso com osso após a degeneração da cartilagem. O líquido sinovial, que é o líquido lubrificante natural das articulações, é forçado para dentro do osso subcondral, durante o atrito ósseo, levando à formação de pequenas coleções císticas ósseas preenchidas de líquido. Um cisto subcondral no joelho é uma lesão lítica bem definida que se desenvolve na superfície óssea exposta, onde antes havia cartilagem, de um joelho com artrose.
ASSOCIAÇÕES
Cistos ósseos subcondrais são mais comumente encontrados em joelhos com artrose, mas também são identificados nos exames de imagem de joelhos com artrite reumatóide, condrocalcinose e osteonecrose.
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL
Um cisto ósseo subcondral deve ser diferenciado de uma lesão epifisária lítica.
TRATAMENTO
Um cisto ósseo subcondral é um achado de exame de imagem. O tratamento será direcionado à patologia diagnosticada, normalmente a artrose. Em casos suspeitos o médico ortopedista especialista em joelho pode solicitar uma biópsia para descartar uma lesão epifisária maligna, mas isso é bastante raro.