GORDURA SUPRAPATELAR

GORDURA SUPRAPATELAR

Gordura suprapatelar é um coxim adiposo localizado dentro do joelho, acima da patela e junto ao tendão do músculo quadríceps femoral. A gordura suprapatelar tem duas funções importantes na articulação do joelho: amortecimento e propriocepção. Em algumas situações a gordura suprapatelar pode ficar inflamada provocando desconforto e dor no joelho.

GORDURA SUPRAPATELAR

Gordura suprapatelar é um coxim adiposo intra-articular, intracapsular e extrassinovial localizado acima da patela e adjacente ao tendão do músculo quadríceps femoral. A gordura suprapatelar é também conhecida como coxim gorduroso do quadríceps. Essa estrutura anatômica do joelho é uma almofada de gordura que ocupa o espaço potencial acima da patela e dentro da articulação do joelho. A gordura suprapatelar funciona como uma almofada protetora entre a patela e o fêmur distal durante a flexão profunda do joelho. Ela aumenta a congruência do mecanismo extensor do joelho na sua articulação com a tróclea femoral. O mecanismo extensor do joelho é uma complexa estrutura formada pelo músculo quadríceps femoral e seu tendão, a patela, o ligamento patelar e as estruturas ao redor da patela que estabilizam a articulação patelofemoral. Além da função amortecedora a gordura suprapatelar também tem função importante na propriocepção do joelho.

EDEMA DA GORDURA SUPRAPATELAR

A gordura suprapatelar pode ficar inflamada. Essa inflamação é descrita nos laudos dos exames de ressonância magnética como edema da gordura suprapatelar. Essa inflamação também é conhecida como síndrome do coxim adiposo do quadríceps. Trata-se de uma causa rara de dor na região anterior do joelho. A inflamação se desenvolve mais comumente em pessoas que hiperfletem frequentemente o joelho nas suas atividades profissionais ou esportivas. Alterações anatômicas do aparelho extensor do joelho, biomecânica patelofemoral anormal, microtraumatismos crônicos e lesão por uso excessivo são as causas mais comuns desse tipo de inflamação, que é predominante em pacientes jovens do sexo masculino. Alguns estudos sugerem que a inflamação do coxim gorduroso quadricipital possa ser, em alguns pacientes, a primeira manifestação da artrite reumatóide.

SINTOMAS

O paciente com edema da gordura suprapatelar se queixa de dor na região do tendão quadricipital que piora com a flexão profunda do joelho. A região dolorida pode ficar inchada e, mas raramente, avermelhada. Outro sintoma que pode estar presente é a crepitação na região suprapatelar durante a flexão do joelho. A dor piora quando o paciente usa escadas, agacha, ajoelha, salta ou corre. Em alguns casos a amplitude de movimentos do joelho pode estar diminuída.

EDEMA DA GORDURA SUPRAPATELAR

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da inflamação da gordura suprapatelar é feito pelo exame físico do joelho e por um exame de imagem. O exame de imagem que mostra o edema da gordura suprapatelar é a ressonância magnética do joelho. A gordura edemaciada costuma estar hipertrofiada. Interessante observar que alguns pacientes com edema da gordura suprapatelar não apresentam dor clinicamente. Nesses casos trata-se de um achado de exame.

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

Dor na frente do joelho, acima da patela, tem como causas mais comuns distensão muscular, tendinite quadricipital, condromalácia patelar, bursite, plica sinovial, artrose patelofemoral e síndrome do trato iliotibial. A inflamação do coxim adiposo do quadríceps não é uma causa comum de dor na região anterior do joelho. O diagnóstico da causa da dor suprapatelar acaba sendo diagnosticada no exame de ressonância magnética do joelho.

TRATAMENTO

A inflamação da gordura suprapatelar é tratada quase sempre de forma conservadora. Repouso da articulação, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia ajudam na resolução da inflamação. Em casos de inflamação intensa a infiltração intra-articular de um corticóide pode resolver o processo flogístico. O tratamento cirúrgico é raro e é indicado nos casos onde os tratamentos conservadores falham. Na cirurgia a gordura suprapatelar é ressecada através de artroscopia.

ESPECIALISTA

Não é normal sentir dor no joelho. Pacientes que apresentam esse sintoma devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para diagnosticar a causa da dor e iniciar o tratamento correto.