ADESIVOS PARA DOR NO JOELHO
Adesivos para dor no joelho são adesivos medicamentosos que, aplicados diretamente na pele do joelho, ajudam a aliviar a dor articular. Dor no joelho é o principal motivo que leva um paciente a consultar um médico ortopedista especialista em joelho. Lesões e diversas doenças do joelho provocam dor. Analgésicos e anti-inflamatórios tomados por via oral são bastante prescritos pelos especialistas para alívio da dor no joelho. Adesivos para dor no joelho são uma alternativa interessante de tratamento para os pacientes que apresentam distúrbios gastrointestinais, renais ou hepáticos e que não podem tomar medicação oral por longo prazo. O uso de adesivos para dor no joelho tem se popularizado nos últimos anos.
ADESIVOS PARA DOR NO JOELHO
Adesivos para dor no joelho são adesivos medicamentosos analgésicos que devem ser aplicados diretamente na pele ao redor do joelho. Esses adesivos, dependendo do medicamento ativo, podem ser comprados sem receita médica ou, quando prescritos por um médico especialista, com apresentação da receita médica. Anti-inflamatórios, opioides e anestésicos locais são exemplos de alguns princípios ativos contidos nesses adesivos medicamentosos que podem ser usados para o tratamento da dor no joelho de intensidade leve, moderada ou grave. A prescrição médica de um adesivo para dor no joelho depende da causa, tipo e intensidade da dor que o paciente apresenta. Os adesivos medicamentosos são classificados em tópicos e transdérmicos. Adesivos tópicos contém, como o próprio nome indica, medicamentos tópicos como capsaicina, diclofenaco e lidocaína. Esses adesivos servem para administração de medicamento apenas na área afetada do joelho onde eles são aplicados. Os adesivos transdérmicos aliviam a dor aplicando medicamento no local onde é aplicado o adesivo e também na circulação sistêmica. Esses adesivos costumam conter opioides como o fentanil e a buprenorfina. Os adesivos para dor no joelho são muito efetivos e o seu uso já está consagrado. Eles costumam ter um formato especial, que lembra uma borboleta ou a letra H, para facilitar a colocação na região do joelho.
COMO USAR
O efeito analgésico dos adesivos para dor no joelho depende do uso correto dos adesivos. Os adesivos devem, idealmente, ser usados sob orientação médica. A pele do joelho onde será aplicado o adesivo deverá estar limpa e não pode estar lesionada. O lado adesivo do adesivo medicamentoso deve ser colado firmemente no local indicado pelo médico. Depois de vencido o tempo de uso o adesivo deve ser descolado cuidadosamente da pele e descartado. Gestantes e mulheres que estão amamentando devem evitar usar adesivos medicamentosos no joelho. Pessoas que apresentam alergia aos princípios ativos dos adesivos também devem evitá-los.
EFEITOS COLATERAIS
Adesivos para dor no joelho contêm medicamentos que podem provocar efeitos colaterais. Na maioria das vezes esses efeitos são leves e costumam estar relacionados aos adesivos dérmicos. Irritação da pele, vermelhidão, queimação, alergias, manchas na pele e formação de bolhas são os efeitos colaterais mais relatados do uso dos adesivos analgésicos. Na presença de qualquer um desses efeitos colaterais o paciente deve retirar o adesivo medicamentoso da pele e entrar em contato com o seu médico. Adesivos que contêm opioides podem causar dependência. Pacientes com asma podem ter os sintomas do distúrbio respiratório exacerbados com o uso de adesivos que contêm anti-inflamatórios.
ESPECIALISTA
Adesivos para dor no joelho devem ser prescritos por um médico ortopedista especialista em joelho. O paciente com dor no joelho deve sempre consultar um médico especialista. Adesivos analgésicos não devem ser usados sem orientação médica.