DEGENERAÇÃO MUCÓIDE DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR
Degeneração mucóide do ligamento cruzado anterior é uma condição rara identificada comumente no exame de ressonância magnética do joelho. A degeneração mucóide é também conhecida como degeneração mucionosa. Na maioria das vezes esse diagnóstico é um achado radiológico. Esse tipo de afecção pode, eventualmente, ser causa de dor no joelho. Muitos pacientes ficam preocupados quando leem esse diagnóstico nos laudos dos seus exames. Trata-se de um achado benigno que não deve trazer preocupação.
DEGENERAÇÃO MUCÓIDE DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR
O ligamento cruzado anterior ( LCA ) é considerado o principal ligamento da articulação do joelho. Ele está localizado no centro do joelho, formando um X com o ligamento cruzado posterior. O ligamento cruzado anterior é responsável por restringir a translação anterior da tíbia em relação ao fêmur. O ligamento cruzado anterior pode ser acometido por uma rara condição chamada de degeneração mucóide. Esse tipo de degeneração é caracterizada pela infiltração de glicosaminoglicanas entre as fibras de colágeno que formam o ligamento. A causa da degeneração mucosa do ligamento cruzado anterior do joelho é ainda desconhecida, bem como a sua patofisiologia. A condição é mais comum em homens com idade entre 35 e 50 anos. A degeneração mucóide do LCA é muitas vezes confundida com lesão parcial do ligamento, principalmente se o paciente tem histórico recente de torção do joelho. A degeneração mucóide do LCA é uma condição benigna que, na maioria das vezes, não precisa de tratamento. Em raros casos a degeneração mucóide pode ser a causa de dor no joelho e limitação dos movimentos. O acúmulo mucinoso intraligamentar aumenta a espessura do ligamento que passa a sofrer impacto nas paredes do espaço intercondilar. Nesses casos o tratamento indicado é o debridamento do tecido mucóide acumulado no ligamento através de uma artroscopia.
DIAGNÓSTICO
A degeneração mucóide do ligamento cruzado anterior do joelho pode ser identificada no exame de ressonância magnética e também durante uma artroscopia. No exame de ressonância magnética o ligamento está intacto e apresenta aspecto esbranquiçado e espessado. Na artroscopia do joelho o ligamento cruzado apresenta espessamento, fibrilação e coloração amarelada.
TRATAMENTO
Na grande maioria das vezes não há necessidade de tratamento da degeneração mucinosa do LCA. Em raros casos onde a condição provoca dor e limitação dos movimentos pode ser indicado o debridamento do ligamento por via artroscópica.