FLACIDEZ NO JOELHO
Flacidez no joelho é o processo de diminuição da elasticidade, firmeza e sustentação da pele na região da articulação femorotibial. O processo de flacidez da pele é um processo natural ligado ao envelhecimento do corpo. Com o passar dos anos a pele tende naturalmente a ficar mais flácida. O processo natural de flacidez pode ser potencializado por fatores externos. A flacidez da pele pode incomodar muitas pessoas, principalmente as mulheres.
FLACIDEZ NO JOELHO
A flacidez no joelho acontece quando a pele ao redor da articulação perde a sua firmeza ficando mais frouxa e mole do que o normal. A flacidez da pele faz parte do processo de envelhecimento do corpo humano. À medida em que envelhecemos a pele tende a ficar menos firme. O processo de flacidez acontece porque, com o passar dos anos, as proteínas que dão sustentação à pele, que são o colágeno e a elastina, têm a sua produção naturalmente diminuída. O processo de perda da firmeza da pele acontece em todo o corpo, inclusive na região dos joelhos. A flacidez no joelho pode ser particularmente incômoda para algumas pessoas, principalmente mulheres, que não gostam do aspecto da pele caída ao redor do joelho. Muitas mulheres evitam usar roupas curtas para não expor aos outros a pele flácida dos seus joelhos. A pele flácida dos joelhos deixa eles com aparência de envelhecidos.
CAUSAS DA FLACIDEZ
A flacidez da pele é um processo que aumenta com o passar do tempo, ou seja, ela tem relação com o envelhecimento. Mas, além do envelhecimento, outras causas podem provocar ou piorar a flacidez da pele ao redor dos joelhos. Alterações hormonais, emagrecimento repentino, tabagismo e excesso de exposição da pele ao sol são alguns dos fatores que influenciam diretamente no processo de perda da firmeza da pele. Pessoas muito magras e que praticam atividades físicas intensas, como os maratonistas, tendem a ter a pele mais flácida devido à diminuição da espessura do tecido celular subcutâneo.
TRATAMENTO
Cremes e exercícios físicos para os membros inferiores quase não produzem efeito algum sobre a flacidez da pele ao redor do joelho. Tratamentos dermatológicos com ultrassom, radiofrequência e injeção de bioestimuladores podem melhorar a flacidez nos joelhos e costumam apresentar um bom resultado. Quando a quantidade de pele solta é significativa, pode ser indicado um lifting cirúrgico da coxa. Na cirurgia de lifting a pele é esticada após a remoção do seu excesso. O problema desse tipo de cirurgia é a cicatriz. Muitos pacientes preferem ficar com a pele flácida do que trocá-la por uma cicatriz. A lipoaspiração do joelho também pode ser indicada nos casos de flacidez associada ao excesso de gordura.
PREVENÇÃO
Boa alimentação, evitar tabagismo, evitar excesso de exposição ao sol, praticar exercícios físicos regularmente e usar cremes hidratantes nos joelhos pode retardar o processo natural de diminuição da sustentação da pele.