LINFADENOPATIA NO JOELHO
Linfadenopatia no joelho é a condição médica caracterizada pelo aumento de volume dos linfonodos localizados atrás do joelho. O inchaço de um linfonodo é conhecido como íngua. A região posterior do joelho é conhecida anatomicamente como região poplítea. Essa região anatômica contém várias estruturas, dentre as quais alguns linfonodos. Linfonodos, ou gânglios linfáticos, são pequenas estruturas do sistema linfático responsáveis pela filtragem da linfa. O sistema linfático é o principal sistema de defesa do corpo humano. Várias condições médicas podem provocar o aparecimento de ínguas atrás do joelho.
LINFADENOPATIA NO JOELHO
Linfadenopatia no joelho é o aumento de volume dos gânglios linfáticos da região da fossa poplítea. O sistema linfático faz parte do sistema de defesa do nosso corpo. Ele é formado pelos vasos linfáticos e linfonodos, ou gânglios linfáticos, que são pequenas estruturas com o formato de grãos de feijão. O sistema linfático é responsável por combater infecções e outras doenças que possam acometer o nosso corpo. A região posterior do joelho, conhecida anatomicamente como região poplítea, é o local onde estão localizados vários linfonodos. O número de linfonodos nessa região do corpo varia de 6 a 8. O aumento de volume dos linfonodos atrás do joelho é um sintoma que pode estar relacionado a várias doenças como infecções, doenças autoimunes e câncer. Lesões traumáticas e alguns medicamentos também podem causar linfadenopatia no joelho. Os linfonodos, quando inflamados, ficam inchados e doloridos. Linfadenopatia do joelho é um dos diagnósticos diferenciais quando o paciente apresenta a região poplítea do joelho dolorida e inchada. Linfonodos poplíteos inchados são mais comumente resultado de infecções e/ou lesões no membro inferior. A maioria desses processos acomete o pé, a perna e a coxa e costumam não ter origem na articulação do joelho.
DIAGNÓSTICO
Ínguas atrás do joelho, dor atrás do joelho, calor local, vermelhidão e sensibilidade aumentada na região da fossa poplítea são os sintomas mais comuns da linfadenopatia no joelho. Esses sintomas costumam desaparecer em até 2 semanas após o seu início e/ou resolução do quadro infeccioso. Linfonodos inchados por mais de 2 semanas podem indicar uma condição mais séria como câncer.
TRATAMENTO
O tratamento da linfadenopatia poplítea é direcionado à causa da linfadenopatia, uma vez que o aumento de volume dos linfonodos não é uma doença em si, mas um sintoma de uma condição médica subjacente. A investigação clínica busca identificar a causa do inchaço dos linfonodos que costuma ser infecciosa, autoimune, traumática ou medicamentosa.