OSTEOMIELITE NO JOELHO
Osteomielite no joelho é o quadro de infecção óssea envolvendo os ossos que formam a articulação do joelho: fêmur distal, tíbia proximal e patela. A osteomielite no joelho pode ser causada por bactérias, fungos ou micobactérias. Esses microrganismos podem infectar o tecido ósseo do joelho a partir da corrente sanguínea, infecções próximas à articulação ou ferimentos. Quadros de osteomielite são difíceis de serem tratados. A infecção óssea pode se tornar crônica.
OSTEOMIELITE NO JOELHO
Osteomielite no joelho é a infecção de qualquer um dos ossos que forma a articulação: fêmur, tíbia e patela. Infecção é a invasão e o desenvolvimento de microrganismos no corpo. Os microrganismos que mais comumente causam osteomielite no joelho são as bactérias, os fungos e as micobactérias. Importante diferenciar osteomielite no joelho de artrite séptica no joelho. Na osteomielite a infecção acontece dentro do osso. Na artrite séptica a infecção acontece dentro do espaço articular. Os microrganismos causadores da osteomielite podem infectar os ossos do joelho a partir da corrente sanguínea, a partir de infecções ativas próximas à articulação ou através de ferimentos e incisões cirúrgicas. A osteomielite no joelho acomete mais frequentemente crianças, idosos e pessoas com a imunidade comprometida.
FATORES PREDISPONETES
Alguns fatores predispõem o joelho a desenvolver um quadro de osteomielite. Esses fatores são: diabetes, neuropatia periférica, doenças circulatórias, anemia falciforme, tabagismo, uso de cateteres, traumatismos, imunossupressão, bacteremia, cirurgia recente no joelho e úlceras nas pernas e nos pés.
FISIOPATOLOGIA
Quando o tecido ósseo se torna infectado a medular óssea incha e não tem para onde se expandir porque a cortical óssea é rígida. A medular óssea inchada comprime os vasos sanguíneos medulares a ponto de comprometer a vascularização do osso. A diminuição do fluxo sanguíneo ósseo no local da infecção provoca a necrose do tecido ósseo ( sequestro ósseo ), piorando o quadro infeccioso. Sem o aporte sanguíneo adequado o osso infectado não recebe sangue nem os antibióticos para combater a infecção. Em casos graves a infecção pode romper a cortical óssea e se espalhar para fora do osso, formando um abscesso ( coleção de pus ). O tecido ósseo necrosado e infectado precisa ser retirado cirurgicamente.
SINTOMAS
Dor no joelho, inchaço, vermelhidão, calor local, diminuição da mobilidade e febre são os principais sintomas da osteomielite no joelho. Cansaço, palidez, mal-estar geral e náuseas também podem estar presentes.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico de osteomielite no joelho é feito pelo exame físico da articulação e por exames complementares. Exames de sangue, radiografias, tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea são os exames mais comumente solicitados pelo médico especialista para diagnosticar a infecção óssea no joelho. Casos duvidosos podem precisar de uma biópsia óssea.
TRATAMENTO
O tratamento da osteomielite no joelho visa debelar a infecção e prevenir complicações. Antibióticos, analgésicos e drenagem/limpeza cirúrgica são os tratamentos mais comuns. O foco da infecção, os tecidos desvitalizados e o pus que se formou devem ser todos retirados do joelho cirurgicamente. Casos graves podem precisar de amputação do membro inferior para salvar a vida do paciente.