OSTEOCONDROPLASTIA DO JOELHO

OSTEOCONDROPLASTIA DO JOELHO

OSTEOCONDROPLASTIA DO JOELHO

Osteocondroplastia do joelho é o procedimento cirúrgico indicado para a regularização da cartilagem e do osso subcondral. Lesões e doenças podem provocar irregularidades na cartilagem do joelho. Essas irregularidades devem ser corrigidas para evitar e/ou retardar a progressão da lesão osteocondral para artrose, que é o processo degenerativo da cartilagem.

CARTILAGEM

A cartilagem é o tecido branco e brilhante que reveste os ossos dentro de uma articulação sinovial. Dentro do joelho existe cartilagem recobrindo os côndilos femorais, o platô tibial e a patela. A cartilagem forma uma superfície lisa que permite o movimento articular com o mínimo de atrito entre os ossos. Irregularidades na cartilagem aumentam o atrito entre as superfícies condrais que se articulam promovendo mecanicamente o seu rápido desgaste. Esse processo de desgaste da cartilagem costuma ser mais intenso no joelho porque ele é uma articulação que suporta o peso do corpo. O processo de desgaste da cartilagem é chamado de artrose. A artrose é a doença que mais acomete o joelho. Irregularidades na cartilagem do joelho podem ser causadas por traumatismos e doenças. As duas doenças condrais mais comuns do joelho são a artrose e a condromalácia patelar.

OSTEOCONDROPLASTIA JOELHO

OSTEOCONDROPLASTIA

A osteocondroplastia consiste na regularização da cartilagem com o uso de instrumentos artroscópicos, shaver e radiofrequência. O osso subcondral exposto é regularizado com instrumentos artroscópicos. A curetagem óssea e as microfraturas são os dois procedimentos mais comuns no tratamento do osso subcondral exposto. Fragmentos soltos de osso e cartilagem, chamados de corpos livres, são retirados da articulação durante a osteocondroplastia. Os objetivos cirúrgicos da osteocondroplastia do joelho são ressecar, estabilizar e fazer a plastia do local onde está localizado o defeito condral.

SHAVER, RADIOFREQUÊNCIA E MICROFRATURAS

Shaver é um equipamento motorizado que remove mecanicamente e aspira fragmentos de cartilagem e osso. Radiofrequência é um equipamento usado para regularização das superfícies condrais e ósseas previamente tratadas com o shaver. Microfraturas são pequenas perfurações feitas no osso subcondral para estimular o sangramento, formação de coágulo sanguíneo e posterior formação de fibrose para cobrir o osso subcondral exposto. Uma membrana de colágeno ou cola de fibrina pode ser usada para cobrir as microfraturas.

ARTROSCOPIA

A osteocondroplastia do joelho é um procedimento cirúrgico que pode ser feito, na maioria das vezes, através de uma artroscopia. Artroscopia é a técnica de abordagem da articulação através de mini-incisões. Os procedimentos artroscópicos são feitos através de um monitor de vídeo onde o cirurgião vê o interior da articulação ampliado e em altíssima resolução. Através da artroscopia a osteocondroplastia pode ser feita com rapidez e precisão. Existem vários instrumentos cirúrgicos especiais específicos para a osteocondroplastia. A recuperação do paciente é bem mais rápida quando a cirurgia é feita por artroscopia.

OSTEOCONDROPLASTIA

INDICAÇÕES

A osteocondroplastia do joelho é um procedimento indicado para o tratamento de lesões da cartilagem. Essas lesões podem ser de origem traumática ou degenerativa. Contusões, entorses e luxações podem danificar a cartilagem do joelho provocando diferentes tipos de lesões traumáticas. Artrose, condromalácia e osteocondrite dissecante são as doenças da cartilagem com mais indicações para a osteocondroplastia do joelho.

ESPECIALISTA

Pacientes com lesões e/ou doenças da cartilagem do joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para o diagnóstico precoce e o correto tratamento da cartilagem danificada.