DOR NA PERNA ABAIXO DO JOELHO

Dor na perna abaixo do joelho é uma queixa relativamente comum dos pacientes nos consultórios de médicos ortopedistas e pode ter várias causas. A maioria das causas de dor na perna abaixo do joelho são inofensivas e passageiras. Esse tipo de sintoma só deve chamar atenção se a dor for intensa e tiver surgido repentinamente ou então se a dor estiver acompanhada de outros sintomas como inchaço, vermelhidão, calor local e febre. Palidez e pele da perna mais fria do que o resto do corpo também são sintomas preocupantes. Nesses casos um médico especialista deverá ser consultado.

DOR NA PERNA ABAIXO DO JOELHO

Dor na perna abaixo do joelho, na panturrilha ou na canela, é uma queixa relativamente comum dos pacientes que consultam um médico ortopedista especialista em joelho. Esse tipo de dor pode ter várias causas. Na maioria das vezes a dor é inofensiva e pouco intensa e passa dentro de alguns dias. O paciente deve se preocupar com a dor na perna que aparece repentinamente e tem forte intensidade ou então com a dor na perna que é acompanhada de outros sintomas como inchaço, vermelhidão, calor local, febre, palidez e perna fria. Nesses casos a causa da dor pode ser um problema mais sério e um médico especialista deve ser consultado. As dez causas mais comuns de dor na perna abaixo do joelho são: câimbras, distensão muscular, tendinite, canelite, fratura de estresse, trombose venosa profunda, varizes, doença arterial periférica, neuropatia periférica e ciatalgia.

CÂIMBRAS

Câimbras nas pernas são uma causa comum de dor. Câimbras são espasmos musculares súbitos, incontroláveis e dolorosos de um músculo isolado ou de um grupo muscular. A musculatura da panturrilha é um dos lugares mais acometidos pelas câimbras.

DISTENSÃO MUSCULAR

Distensão muscular, ou estiramento muscular, é a lesão do tecido muscular. Na distensão muscular as fibras do músculo se rompem. Distensões musculares na perna são muito frequentes, principalmente entre atletas, e pode ser causa de dor na perna abaixo do joelho.

TENDINITE

Tendinite é a inflamação de um tendão. Tendinites na perna são relativamente comuns e, assim como as distensões musculares, são mais comuns em atletas. A tendinite do tendão de Aquiles e a tendinite do tendão do músculo tibial posterior são as duas tendinites mais comuns na perna.

CANELITE

Canelite, também conhecida como síndrome do estresse tibial medial, é um processo inflamatório que envolve a tíbia, o periósteo, a fáscia, os tendões e os músculos na região medial da perna. Esse tipo de lesão é comum em esportes que apresentam impactos repetitivos como corridas, basquetebol, voleibol e futebol.

FRATURA DE ESTRESSE

Fratura de estresse é um tipo de fratura óssea caracterizada por pequenas fissuras no osso esponjoso como consequência de microtraumatismos de repetição. Assim como a canelite, a fratura de estresse na perna é mais comum de acontecer em praticantes de esportes que apresentam impactos repetitivos como corridas, basquetebol, voleibol e futebol.

TROMBOSE VENOSA PROFUNDA

Trombose venosa profunda é a obstrução de uma veia por um coágulo de sangue. Esse tipo de obstrução venosa é bastante comum nas pernas. Fluxo sanguíneo deficiente, dano à estrutura do vaso sanguíneo ou lesão externa são as causas mais comuns de trombose venosa profunda. O primeiro sintoma de trombose venosa profunda é dor na perna abaixo do joelho.

VARIZES

Varizes podem ser a causa de dor nas pernas. As veias são responsáveis pela drenagem do sangue venoso para o coração. Dentro das veias existem pequenas válvulas que mantêm a pressão intravenosa equilibrada e que direcionam o sangue venoso no sentido do coração. O não funcionamento correto dessas válvulas é a causa das varizes. As veias ficam dilatadas e tortuosas porque o sangue não flui corretamente e se acumula nas pernas.

DOR NA PERNA

DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA

A doença arterial periférica é caracterizada pelo estreitamento e/ou oclusão das artérias das pernas. Processos inflamatórios e placas de gordura nas paredes das artérias são as causas mais comuns dessa doença, que diminui o fluxo sanguíneo arterial e causa dor na perna. A claudicação intermitente é um dos sintomas mais comuns da doença arterial periférica. O paciente sente dor, cansaço e câimbras na panturrilha quando anda. Os sintomas desaparecem assim que o paciente para de andar e repousa.

NEUROPATIA PERIFÉRICA

Neuropatia periférica é uma causa conhecida de dor na perna abaixo do joelho. A doença é caracterizada por danos aos nervos da perna. O paciente se queixa de dor, hipersensibilidade, amortecimento e fraqueza nas pernas. A diminuição da sensibilidade aumenta o risco de ferimentos. Diabetes descontrolado, alcoolismo e deficiência de vitaminas são as causas mais comuns de neuropatia periférica.

CIATALGIA

Ciatalgia é a dor que tem origem no nervo ciático e pode ser referida em todo o trajeto do nervo. Esse tipo de dor se irradia da coluna lombar até os dedos do pé. A compressão e/ou a inflamação de qualquer uma das raízes do nervo ciático na coluna lombar pode ter como sintoma, entre outros, a dor referida na perna abaixo do joelho.

ESPECIALISTA

Pacientes com dor na perna abaixo do joelho devem consultar um médico ortopedista para diagnosticar a causa da dor e dar início ao tratamento correto. Um médico angiologista ou neurologista poderá ser consultado depois que as causas ortopédicas da dor tenham sido descartadas.