LIPEDEMA NO JOELHO

LIPEDEMA NO JOELHO

Lipedema no joelho é uma das causas mais comuns de acúmulo de tecido adiposo ao redor da articulação do joelho, principalmente em mulheres. Lipedema é uma doença crônica, de origem vascular, caracterizada pelo acúmulo desproporcional de gordura nos membros inferiores. Lipedema é mais comum em mulheres e raro em homens. A região do joelho é uma das regiões mais acometidas pela doença. A doença lipedema é também conhecida como lipalgia porque causa dor e desconforto nos locais onde a gordura está acumulada. Mas o principal desconforto relatado pelas pacientes é o desconforto estético.

LIPEDEMA NO JOELHO

Lipedema no joelho é um distúrbio caracterizado por depósitos de gordura acumulados de forma desproporcional ao redor da articulação do joelho. É uma doença crônica e progressiva que afeta principalmente mulheres jovens em idade reprodutiva. Os joelhos das pacientes com lipedema ficam gordos, doloridos e com menor mobilidade articular. Bolsas de gordura, desproporcionais à gordura subcutânea do resto do copo, são formadas ao redor do joelho. O lipedema no joelho muitas vezes não é diagnosticado corretamente porque pode ser confundido com um quadro de obesidade simples. A gordura acumulada ao redor do joelho do lipedema não diminui com exercícios físicos nem com dietas. A doença pode estar associada com problemas no joelho como a artrose. Nesses casos a dor no joelho que a paciente refere sentir pode ter origem no lipedema e confundir o médico especialista em joelho que poderá diagnosticar a dor como tendo origem na artrose do joelho. Não são incomuns casos de pacientes com lipedema e artrose no joelho que foram submetidas à cirurgia de prótese de joelho e que continuaram sentindo dor depois da cirurgia. A causa principal da dor, nesses casos, era o lipedema e não a artrose. O não diagnóstico do lipedema no joelho pode comprometer a mobilidade articular e provocar inchaço vascular e linfático que pode complicar ainda mais o quadro clínico. A queixa principal das mulheres com lipedema no joelho, além da dor e do inchaço nos joelhos, é estética. Os joelhos com acúmulo anormal de gordura são joelhos feios.

LIPEDEMA JOELHO

SINTOMAS E DIAGNÓSTICO

Lipedema na região dos joelhos é caracterizado pelo acúmulo de gordura simétrico nos joelhos. Frequentemente a gordura é dolorosa à palpação. Exercícios físicos e dietas não diminuem a gordura do lipedema. A pressão que a gordura excessiva faz no joelho pode provocar artralgia que piora quando o paciente agacha ou ajoelha. O exame de eco doppler dos membros inferiores ajuda no diagnóstico do lipedema na região dos joelhos. O exame de ressonância magnética do joelho é útil para diagnosticar patologias do joelho e o acúmulo anormal de tecido adiposo ao redor da articulação.

LIPOASPIRAÇÃO DO JOELHO

O melhor tratamento para o lipedema no joelho é a lipoaspiração. Trata-se de um procedimento relativamente simples e que melhora a função do joelho, além de diminuir os sintomas do lipedema. Outro benefício é que o resultado da cirurgia é duradouro. A remoção cirúrgica do excesso de gordura ao redor do joelho reduz a inflamação e a pressão sobre a articulação, melhora a mobilidade articular, diminui a dor e deixa a perna mais bonita. A lipoaspiração do joelho para tratamento do lipedema é um procedimento que visa, principalmente, a remoção do tecido gorduroso inflamado. É um procedimento para redução de volume, mas que acaba tendo também um ganho estético. A indicação principal da cirurgia não é cosmética.

ESPECIALISTA

Pacientes com lipedema nos joelhos devem ser avaliadas por um médico ortopedista e um médico angiologista. Se indicada a cirurgia de lipoaspiração a paciente deverá consultar ainda um médico cirurgião plástico.