MACHUCADOS NO JOELHO
Joelho machucado é o joelho que sofreu um traumatismo que pode ser uma contusão, uma entorse ou um ferimento. Contusão é o traumatismo direto, entorse é o traumatismo indireto e ferimento é a solução de continuidade da pele. A articulação do joelho é relativamente vulnerável a machucados devido à sua exposição, localização no meio do membro inferior e suporte do peso corporal.
MACHUCADO NO JOELHO
Machucado no joelho é uma das queixas mais comuns nos serviços de pronto atendimento ortopédico. O joelho é a maior e mais complexa articulação do corpo humano. A sua localização no meio do membro inferior, associada ao fato de ele suportar o peso do corpo, torna o joelho bastante suscetível a diferentes tipos de machucados. O joelho é uma articulação formada por diferentes estruturas anatômicas. Ossos, cartilagem, meniscos, cápsula articular, ligamentos, tendões e músculos são as principais estruturas que formam o joelho. Todas essas estruturas podem ser machucadas devido a traumatismos recebidos pela articulação. Os traumatismos que o joelho pode sofrer são divididos em diretos, indiretos e ferimentos. Machucados no joelho podem acometer pessoas de todas as idades. A intensidade da força traumática é que determina a gravidade de um machucado no joelho.
TRAUMATISMO DIRETO
Traumatismo direto é aquele onde a força traumática é diretamente aplicada no local que sofre o machucado. Esse tipo de traumatismo é chamado de contusão. Uma pancada no joelho provoca machucado no local que recebe a pancada. Contusões são machucados muito comuns.
TRAUMATISMO INDIRETO
Traumatismo indireto é aquele onde a força traumática é aplicada num lugar, mas o local que sofre o machucado está distante do local onde a força foi aplicada. Esse tipo de traumatismo é chamado de entorse. Numa entorse do joelho a força traumática costuma ser aplicada no pé, o corpo gira sobre o pé fixo no chão e o joelho é que sofre o machucado.
FERIMENTO
Ferimentos são lesões que abrem a pele. Um ferimento pode ser superficial, como uma esfoladura, ou profundo, como um corte penetrante. Ferimentos podem estar associados a contusões e/ou entorses. Feridas precisam receber tratamento adequado para evitar infecção. A pele rompida abre caminho para contaminação do machucado.
FATORES DE RISCO
Existem vários fatores de risco para machucados no joelho. Os mais conhecidos são: participação em esportes, ocupações perigosas, obesidade, diminuição da força, falta de bom alongamento, fatores genéticos e lesões prévias.
MACHUCADOS MAIS COMUNS
Os machucados mais comuns do joelho são: contusão, lesão do ligamento colateral medial, lesão do ligamento cruzado anterior, lesão meniscal, luxação da patela, lesão da cartilagem, tendinites, distensão muscular e fraturas.
ESPECIALISTA
Pacientes que sofreram traumatismo no joelho devem consultar um médico ortopedista especialista em joelho para avaliação da articulação e diagnóstico das estruturas que foram lesionadas para que sejam tratadas corretamente.